Foto: Arquivo Secom
Evento será realizado no Macaé Centro
A III Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, evento da Revista Visão Socioambiental, patrocinado pelas prefeituras de Macaé, Quissamã e São João da Barra, Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Sistema Firjan e empresas Pride, Transpetro e Eletronuclear, terá muitas atrações para as pessoas interessadas nos temas RSE e Sustentabilidade e também para o público em geral.
A Feira acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de maio, das 14h às 21h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (o Macaé Centro) e o ingresso é gratuito, mediante credenciamento pela internet ou no local.
Entre as atrações, destacam-se: fórum de palestras e painéis sobre temas atuais, oficinas de reciclagem coordenadas pela Secretaria de Educação de Macaé e de compostagem pela Secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras, mini-workshops de RSE ministrados pela Teia da Sustentabilidade e Laboratório de Cidadania, exibição de filmes e vídeos sobre sustentabilidade e meio ambiente, apresentações culturais de ONG´s e shows com artistas consagrados e talentos da região, oficinas do conhecimento com universidades, empresas e ONG´s, rodada de negócios sustentáveis, feira de artesanato regional com materiais reciclados e espaço para happy-hour durante os shows.
O objetivo do evento é disseminar conceitos e estimular ações de Responsabilidade Social e Sustentabilidade nos municípios da área de influência da Bacia de Campos, tendo este ano como tema “Consumo Consciente por uma Economia Sustentável”.
Palestras e palestrantes do Fórum
Dia 19 - quarta-feira
15 horas - Palestra de abertura: “Commodities Ambientais e Negócios Sustentáveis”.
Palestrante: Amyra El Khalili – Professora de pós-graduação em Commodities Ambientais, escritora, idealizadora do Projeto BECE (sigla em inglês) - Bolsa Brasileira de Commodities Ambientais -, com a missão de construir um novo modelo econômico para a América Latina e o Caribe. Foi indicada por diversas entidades e lideranças para o "Prêmio 1.000 Mulheres para o Nobel da Paz”, com endosso de pacifistas israelo-palestinos. Em 2005, foi indicada para o Prêmio Bertha Lutz.
16h20m – Coffee-break
16h30m - Painel: “Petróleo: Riscos, Desafios e Oportunidades Ambientais”
- Aristides Soffiati Neto – Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), escritor, poeta e ambientalista, autor de nove livros sobre cultura e meio ambiente e doutor em História Ambiental pela UFRJ. Suas pesquisas abrangem as seguintes áreas: História, Cultura e Religião Africanas, Meio Ambiente, Ecologia e Problemas Ambientais Regionais,Processos Históricos, Sociedade e Desenvolvimento Regional;
- Fernando Marcelo Tavares – Jornalista, escritor e poeta, idealizador do suplemento cultural Arte Nativa e da revista Seculus, ambientalista, ex-secretário de Meio Ambiente de Macaé e atual subsecretário de Comunicação Social de Macaé.
- Vilmar Berna – Escritor, ambientalista, ganhador do Prêmio Global 500 Para o Meio Ambiente da ONU e do Prêmio Verde das Américas, entre outros. Fundou e dirige a REBIA – Rede Brasileira de Informação Ambiental, com sede em Niterói (RJ), da qual é editor voluntário da Revista do Meio Ambiente e do www.portaldomeioambiente.org.br distribuídos gratuitamente com o objetivo de contribuir na formação de uma nova consciência ambiental e na cidadania ambiental em nossa sociedade.
- Mediador/Martinho Santafé – Jornalista, ambientalista, diretor da Revista Visão Socioambiental, repórter de O Debate, fundador do Centro Norte Fluminense para a Conservação da Natureza (1977) e da Associação Macaense de Defesa Ambiental (AMDA), poeta e artista plástico.
18h – Coffee-break
18h10m às 19h30m – Oficinas do Conhecimento – Apresentação dos projetos e ações das Universidades e Cursos Superiores instalados na região.
20h – Projeto Sentrinho/Unimed de MPB, com show de Cláudio Nucci e Banda, no pavilhão térreo do Macaé Centro.
Dia 20 - quinta-feira
14h30m – Painel: “Sustentabilidade, RSE e Consumo Consciente”.
- “A RSE na Visão da Imprensa”: Amélia Gonzalez - Jornalista, editora do suplemento quinzenal Razão Social de O Globo e do blog Razão Social. Estudiosa e apaixonada pelo tema Responsabilidade Social, a jornalista conquistou respeito e seu trabalho se tornou um importante indutor para uma gestão socialmente responsável nas empresas;
- “Empresas Indutoras da Sustentabilidade”: Carlos Ely, diretor de Relações Institucionais do Walmart Brasil, empresa que adota a sustentabilidade como diretriz que norteia todas as suas ações. Graduado em Direito e Jornalismo e pós-graduado em Direito Ambiental, Carlos Ely, em sua passagem pela esfera pública, ocupou diversos cargos relacionados à área ambiental. No Rio de Janeiro, de 1991 a 1994, atuou na Secretaria de Meio Ambiente e Projetos Especiais, chegando a secretário da pasta. Foi também presidente do Conselho Estadual de Meio Ambiente e do Conselho Gestor do Fundo Estadual de Controle do Meio Ambiente.
- “Educação e Liderança para a Sustentabilidade”: Thais Corral – Jornalista com Mestrado pela Escola de Políticas Públicas de Harvard, membro do Conselho Consultivo do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, coordenadora da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) desde 1990, presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças e co-diretora da Global Leadership Network.
16h30m – Coffee-break
16h40m – Palestra: “Uma Sociedade para Todos”
Palestrante: Cláudia Werneck - Jornalista, escritora, teve uma atuação pioneira na disseminação do conceito de sociedade inclusiva no Brasil e nos demais países da América Latina desde 1992, tornando-se no ano 2000 a primeira escritora brasileira a ter livros recomendados simultaneamente por Unesco e Unicef. Empreendedora social, integra desde o ano de 2003 as duas mais conhecidas redes de empreendedorismo social do mundo, a da Ashoka Empreendedores Sociais (Estados Unidos) e a da Fundação Avina (Suíça), que reúnem lideranças internacionais com vocação e experiência na criação de idéias inovadoras para influência em políticas públicas.
Moderadora: Rita Barreto – presidente da Sociedade de Ensino e Terapia Macaense - Sentrinho, instituição criada como espaço alternativo de educação inclusiva para pessoas com deficiência. Em 1991, a escola passou a ser atendida pelo Programa Avançado de Assistência e Tratamento a Pessoas Especiais – PATE – da Petrobras, o que garantiu, entre outras coisas, o financiamento da construção da sede própria da instituição em terreno cedido pela prefeitura de Macaé, no Campo d’Oeste.
18h – Coffee-break
1810m - Palestra: “O Direito Ambiental das Cidades”.
Palestrante – Rogério Rocco - Ex-superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, advogado, Mestre em Direito da Cidade e Analista Ambiental.
19h10m – Coffee-break
19h20 – Rodada de Negócios Sustentáveis
20h – Projeto Sentrinho/Unimed de MPM com show do Grupo Palafita, no pavilhão térreo do Macaé Centro.
Dia 21 – sexta-feira
14h30m – Palestra: “A agenda da Sustentabilidade e as grandes transformações do Século XXI”.
Palestrante – Sérgio Besserman– Professor, economista, ambientalista, presidente do Comitê de Gestão Integrada e de Mudanças Climáticas da Prefeitura do Rio de Janeiro. Ex-presidente do IBGE, foi diretor de planejamento do BNDES, é membro do conselho diretor da WWF-Brasil e trabalha no tema Mudanças Climáticas desde 1992. É comentarista de sustentabilidade na Globonews e da radio CBN.
15h50m – Coffee-break
16h – Palestra: “Captação de Recursos e Gestão de Projetos Socioambientais - Melhores práticas e experiência do Instituto Brasileiro de Florestas na produção de 1 milhão de árvores nativas mensal envolvendo comunidades em todo o país”.
Palestrante – Higino Aquino – Diretor de Relações Institucionais do Instituto Brasileiro de Florestas (IBFlorestas), uma associação sem fins lucrativos que tem como foco de trabalho o apoio no reflorestamento e proteção de florestas nativas. Fundado em 2006 pela Família Aquino, atualmente a associação congrega a maior rede de produção de mudas florestais nativas do Brasil, localizados nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina, produzindo mudas de árvores do bioma Mata Atlântica e Cerrado para todo o país.
17h – Coffee-break
17h10m – Palestra: Paulo Gonçalves - Superintendente de Responsabilidade Socioambiental da Eletrobras Eletronuclear, empresa criada em 1997 com a finalidade de operar e construir as usinas termonucleares do país. Subsidiária da Eletrobras, é uma empresa de economia mista e responde pela geração de aproximadamente 3% da energia elétrica consumida no Brasil e 50% da energia do estado do Rio de Janeiro.
18h – Oficinas do Conhecimento - Apresentação de Projetos Sustentáveis da Região da Bacia de Campos.
20h – Show de Encerramento.
Maiores informações: feirarsebaciadecampos.com.br e visaosocioambiental.com.br