Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos começa nesta terça (21)

Nov 20, 2023 9:50:00 PM - Jornalista: Andréa Lisboa

Será a 16ª edição do evento, que este ano acontecerá na Cidade Universitária

A fim de criar soluções para problemas socioambientais, a 16ª edição da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos (FRSEBC) será realizada este ano, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, das 14h às 20h, na Cidade Universitária de Macaé, com o apoio da Prefeitura. O tema é "O mundo que queremos, novos desafios e possíveis soluções". A programação inclui debates, palestras, atrações culturais e estandes para visitação, especialmente de escolares das redes pública e privada do município.

A Secretária de Educação, Leandra Lopes, salientou a relevância desta proposta. "A Feira de Responsabilidade Social Empresarial sempre foi realizada em parceria com a Secretaria de Educação. Nossos alunos também apresentam seus trabalhos. Ela é de extrema importância para a conscientização sobre as questões de meio ambiente, vinculadas ao convívio social na escola".

Mesmo em 2022, quando a feira foi realizada de forma híbrida (remota e presencial), devido à pandemia de covid-19, o evento atraiu mais de 1.500 visitantes. A expectativa é que, este ano, em seu formato original, alcance um público bem maior. A feira, criada pelo jornalista Martinho Santafé (falecido em 2019) e pela Diretora Comercial na Revista Visão Socioambiental, Bernadete Vasconcellos, busca criar espaço de debate para fomento de uma cultura de sustentabilidade, especialmente na Capital da Energia, Macaé.

Bernadete salienta que os temas dos debates, palestras e demais atividades serão acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a ‘Agenda 2030’. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, por 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos interconectados, desdobrados em 169 metas. Elas visam superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.


"A feira acontece em Macaé, mas é um evento regional, outros municípios também virão. Estamos concluindo a grade de palestras, com temas que seguem os ODS. Teremos a presença da sociedade civil, com membros de conselhos de ambiente, de organizações não governamentais (ONGs) e de universidades. Receberemos escolares das redes pública e privada em vários estandes. Estamos fazendo também um chamamento ao empresariado que está em Macaé, onde os impactos acontecem, para que colaborem com o governo e com a sociedade em geral", enfatiza.

A coordenadora do evento explica que os anteriormente chamados Setores de Responsabilidade Social das empresas, são atualmente denominados ODS. Ela ressalta que este assunto será tratado de forma que o público possa assimilar, especialmente os estudantes.

"O futuro pertence a eles e já não podemos mais perder oportunidades. Nos últimos anos, houve um afrouxamento quanto à questão do empresariado fornecedor da Petrobras adotar ou não dentro de suas empresas o setor de Responsabilidade Social (hoje ODS), que alavancavam projetos que necessitam ser retomados. Os ODS precisam ser cumpridos. São os objetivos do milênio", completa.

Durante o evento, o poder público, empresas, instituições, movimentos sociais e o terceiro setor dialogarão sobre transições energéticas e outras soluções que possam minimizar impactos às vidas no planeta. Entre os atrativos da XVI Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos estão: apresentações artísticas regionais, artesanato e exibição de audiovisuais de produção local com tema ambiental.

O evento gratuito com o patrocínio da instituição Earthwork, além da Prefeitura de Macaé, recebe e o apoio do Movimento Baía Viva, do Irmane-C Pela Paz, do Nupem/UFRJ, entre outros.

A Cidade Universitária está localizada na Av. Aluizio Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.

PROGRAMAÇÃO XVI FEIRA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL BACIA DE CAMPOS

Dia 21 de Novembro - terça-feira
14h Solenidade de Abertura

16h às 17h- Palestra “Do Mundo Que Temos Ao Mundo Que Precisamos” - Professor Aristides Soffiatti - Licenciado em história, Pós-graduado em história moderna e contemporânea, Mestre e Doutor em História Ambiental.

17h às 18h20 Painel Baía Viva - Sérgio Ricardo, o ecologista e diretor do Movimento Baía Viva fará um balanço socioambiental da região. 

Conflitos Reais da CDRU (Concess?o de Direito Real de Uso) na Reserva Extrativista Marinha de Arraial Do Cabo: Fábio Fabiano, ex-chefe da Resex de Arraial do Cabo, ex-chefe do Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT/RJ – IBAMA), atualmente Diretor de Projetos do Movimento Baía Viva.

Painel 1 NUPEN/UFRJ - O mundo que queremos tem cheiro de terra

18h30 às 19h20 - Jovana Azevedo - Quilombo Machadinha; Carlos Renato da Silva - Agricultor Familiar, Sítio Três Poderes; Paula Dodde - Bióloga, doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação.

19h30 - Pesca fantasma no âmbito do projeto Maré Limpa - João Pedro Sá - mestrando de Ciências Ambientais e Conservação na UFRJ, e integrante do projeto Maré Limpa.

De 14h às 17h - Mostra de Filmes Ambientais

Dia 22 de Novembro - quarta-feira
14h às 15h - Sistemas Agroflorestais: a melhor solução para a produção e preservação. João Carlos Flores- Eng.agrônomo, Especializado em, Agricultura Orgânica e Biodinâmica, Agroecologia, Agricultura Sintrópica e S A F 's Sistemas Agroflorestais.

15h - Botânica Econômica - Thièrs Wilberger - Biólogo especialista em Flora, consultor em Meio Ambiente, Analista Ambiental, e Sérgio Oliveira e convidado especial.

16h às 18h - Palestras

Tema 1 - As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) a humanização do cuidado e a conexão com a Natureza. Moisés Marinho, prof. de Bioquímica da UFRJ Macaé/Instituto de Ciências Farmacêuticas, trabalha com pesquisa e extensão no campo das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

Tema 2 - "Saúde Integrativa e Natureza, o novo que emerge da ancestralidade. Raphael Paz, enfermeiro Pós-Graduado em Medicina tradicional chinesa, homeopata popular, Coordenador das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) em Arraial do Cabo.

Painel 2 NUPEN /UFRJ - Consequência do Aquecimento

18h30 às 20h30 - Gláucia Valente Valadares.- Prof UFRJ, Juliana Lopes - Mestranda em Ciências Ambientais e Conservação da UFRJ, e Yasmim Alvarenga - Mestranda em Ciências Ambientais e Conservação da UFRJ.

De 14h às 17h - Mostra de Filmes Ambientais e apresentações artísticas culturais nos estandes das XVI Feira RSE

23 de Novembro - quinta-feira
De 14h - Palestra “ ODS, o que tenho a ver com isso? ”. Maria de Lourdes Havvalet do Amaral - Professora e líder dos produtores rurais, graduada em Gestão Ambiental, Mestre em Ensino Profissionalizante de Saúde e Meio Ambiente.

15h05 ÀS 16h- Palestra “Inteligência Natural” - Aristóteles José Riani Costa - Tecnólogo em Saneamento/Sustentabilidade, especialista em Educação Ambiental, e pós graduado em Análise Ambiental.

16h às 17h30 Painel Emergência climática e as evidências ao longo da história de vida na terra! Thièrs Wilberger - Biólogo especialista em flora, consultor em Meio Ambiente e analista ambiental.

18h às 19h Desenvolvimento humano "Supere desafios cotidianos e domine sua vida".

Antônio Múcio é master coach, escritor, treinador de Inteligência emocional e especialista em Neurociência, Golden Belt e em Inteligência emocional. A XVI Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos contará com Mostra de Cinema Ambiental, lançamentos de livros e apresentações artísticas culturais.

A Mostra de Filmes Ambientais da XVI FRSE acontece nos dias 21, 22 e 23 de Novembro, das 14h às 17h.
Os curtas
A idade da Terra em medidas que você consegue entender - Duração: 07m20s

A Terra - Duração: 05m47s

Curtas de animação da semana do meio ambiente 2015 - Duração 20m43s

A Cura - Duração 01m28s

O homem - Duração 03m36s

One Earth - Duração: 04m26s

Verde - Duração 06m13s

O amanhã é hoje - Duração 23m
Os longas...
Título Original: Brave Blue World - 12 anos - Gênero: Documentário

Título Original: Kiss the Ground (Solo Fertil) - 12 anos - Gênero Documentário

Título Original: Saneamento Básico, O Filme - 12 anos - Direção: Jorge Furtado - Gênero: Comédia

Título Original: Ainbo: Spirit Of The Amazon – Livre - Direção: Jose Zelada, Richard Claus -Gênero: Animação