Empresas e universidades com trabalhos voltados para a sustentabilidade já têm espaço garantido na I Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos, que começa na terça-feira (13). Além dos estandes e do Fórum de Responsabilidade Social, a feira terá o espaço Oficina do Conhecimento, para encontros e apresentações de projetos e trabalhos acadêmicos. Realizada pela revista Visão Social, a Feira é um evento pioneiro no país e tem o apoio da prefeitura de Macaé. O evento será realizado até quinta-feira (15) no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).
Uma das novidades apresentadas no evento será o primeiro cartão magnético produzido com PVC feito a partir da reciclagem de garrafas pet. O trabalho, da empresa Urbaniza, de Sorocaba (SP), será mostrado na Oficina do Conhecimento. “Como este, teremos muitos outros trabalhos voltados para a área de sustentabilidade e responsabilidade social”, comenta o organizador do evento, Martinho Santafé.
Com cerca de 80 estandes, entre empresas e organizações não-governamentais, o evento terá também Rodada de Negócios envolvendo ONGs, empresas “ecoeficientes” e empresas âncoras, onde serão apresentados produtos sustentáveis. O principal objetivo da feira é contribuir para a disseminação de conceitos, indicadores e ações pontuais de responsabilidade social empresarial e de sustentabilidade junto às empresas que atuam nos municípios da Bacia de Campos. Outra novidade da feira é a possibilidade de maior interação entre ONGs e empresas.
Com o tema “O Desafio da Sustentabilidade”, o Fórum de Responsabilidade Social promete ser um dos destaques do evento. A prefeitura de Macaé vai participar de um painel sobre “Rede de Proteção Social e outras estratégias de intervenção social em Macaé”, o painel será com os secretários municipais de Desenvolvimento Social e Humano, Jorge Tavares Siqueira; de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes; e de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan.
Nesta quarta-feira (7), os organizadores do evento se reuniram com representantes da prefeitura para discutir os últimos detalhes. Além da prefeitura de Macaé, são parceiros da feira a Petrobras, prefeitura de Quissamã, Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e Universidade Estácio de Sá. O credenciamento para o evento já pode ser feito pelo site e contatos para mais informações sobre o evento podem ser feitos pelo www.feirarsbaciadecampos.com.br. O horário de visitação é das 14h às 21h.