Foto: Carlos Fernandes
A I Feira Literária preparada pela equipe da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Municipal Wolfango Ferreira, realizada na última semana, foi sucesso de público. O evento homenageou o cantor e compositor Chico Buarque, com o tema "Wolfango Canta Chico". A Feira contou com a presença expressiva de estudantes, professores e funcionários da escola, além da família dos estudantes e da comunidade, que pode assistir a diversas manifestações artísticas baseadas na obra de um dos maiores artistas brasileiros.
Entre as atrações, foi realizada a apresentação do vídeo sobre a vida e a obra de Chico Buarque, contação de histórias, apresentação musical de grandes sucessos do artista interpretados pelo cantor Marcelo Duque, declamação e momentos de reflexão com frases e textos famosos do autor. Além disso, os estudantes deram os seus depoimentos sobre como a leitura mudou suas vidas e a importância dela para o seu despertar para uma nova realidade.
- Temos que agradecer a dedicação dos alunos, o trabalho de todos os professores e, em especial, a presença da comunidade na nossa Feira. O homem só é livre dos grilhões quando lê e se instrui. E é a leitura liberta o homem. Por isso é tão importante o incentivo para que eles leiam sempre – disse a diretora-geral da unidade, Marisa Silva de Sousa.
Um destes alunos é Marcos Paulo Vilhete, que contou a sua experiência após descobrir uma nova realidade através da leitura. Ele fez a sua primeira leitura em público durante a Feira Literária: “Estou começando a caminhar na leitura. Estou nesta escola há dez meses e por isso meu testemunho sobre a importância da leitura, pois ela cabe em qualquer coração”, afirmou.
A Feira Literária faz parte de uma série de eventos promovidos pelo Wolfango Ferreira, que inclui as feiras de Ciências e Matemática e também a Feira de Talentos e Habilidades. E a coordenadora da EJA do Wolfango Ferreira, Sílvia Martins, pontua que a iniciativa da realização da feira foi mais um acerto da escola em busca de uma educação cada vez melhor.
- O Wolfango Ferreira está sempre buscando trazer coisas novas para melhorar a educação. E a Feira Literária traz à tona a importância da leitura, pois quem tem o poder da palavra pode ir muito mais longe. Por isso estes alunos devem se apoderar desse poder. Lemos os gestos, os olhares, os textos, a música. Temos a leitura todo tempo a nossa volta e é ela que nos dá a liberdade do saber, pontuou.
A homenagem a Chico Buarque de Hollanda, conhecido por ser um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, também foi exaltada. Além de músico com uma discografia que conta com aproximadamente 80 discos, Chico Buarque ainda é dramaturgo e escritor:
- Chico Buarque é um artista completo, com obras reconhecidas na música, teatro e na literatura. E quem não o conhecia, pode conhecer um pouco da sua vida e obra. Com isso, alcaçamos o nosso objetivo maior de incentivar a leitura, que tão importante na formação do cidadão – disse a professora orientadora da EJA do Wolfango Ferreira, Rosângela Vasconcelos.
Além das apresentações, também foi realizada a venda de livros a preços populares, que variaram de R$0,50 a R$ 2,00. A iniciativa fez sucesso entre os visitantes da feira, incluindo os alunos como Priscila Oliveira: “Acho muito importante a venda dos livros, as apresentações e incentivo a leitura. Inclusive trouxe a minha filha Renata, de nove anos, a Feira para que ela aprenda desde pequena essa importância”, afirmou.
Sua colega, Aline dos Santos, concordou: “Acho importante participar de trabalhos fora da sala de aula, que incentivem o que temos de melhor, como a arte e a leitura”, finalizou a estudante.