Feira segue até domingo (13) com artesãos

12/11/2022 16:28:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Joice Trindade

População prestigia artesanato local

Prossegue neste domingo (13), das 9h às 17h, a Feira de "Artesanato Presente’ na orla da praia de Cavaleiros”. Lançada neste sábado (12), a programação, que segue até às 20h, está atraindo moradores e visitantes de Macaé que estão aproveitando o fim de semana que antecede o feriado. A nova feira acontece em frente ao edifício Prata Offices (antigo Hotel Prata), na Avenida Atlântica, 2.650 e tem parceria com a Prefeitura. Dezoito artesãos estão atuando no espaço.

A feira vai acontecer uma vez ao mês, sempre no mesmo local e horários. A previsão é que em dezembro seja realizada nos dias 3 e 4, e também aconteça uma edição extra próximo ao Natal. Neste sábado, a ”Feira de Artesanato Presente'' já foi considerada uma opção para os amantes do artesanato e aqueles que também já estão realizando compras de presentes e lembrancinhas de fim de ano. É o caso da professora Márcia Carvalho. “Amo artesanato, e quando vi a feira logo fiz questão de parar. Já comprei peças para presentear pessoas da família e do trabalho. O artesanato macaense sempre foi de qualidade e maravilhoso. Gostei muito da feira”, contou.

No local podem ser encontrados artesanatos como lembranças personalizadas de Macaé, além de mandalas, filtro dos sonhos, trabalhos em crochê, inclusive Amigurumis, costura criativa, decoupage, aromatizadores artesanais, biscuit, decoração em madeiras, pinturas em tecidos, canecas personalizadas, chinelos decorados, entre diversos acessórios para adultos e crianças. A nova feira foi motivo de entusiasmo para os participantes. Entre eles estão as artesãs Salete Taranto (decopage de Macaé) e Cristina Tanuri (artesanato em EVA-bonecas). “Nos dedicamos ao artesanato há algum tempo e a expectativa é das melhores. Esta feira será uma oportunidade proveitosa”, comentaram.

As organizadoras da feira, Eline Maria de Castro (aromatizantes de ambientes e mandalas) e Jaqueline Oliveira (biscuit) elogiaram o primeiro dia. “O tempo colaborou. O sol e o mar estão perfeitos, os visitantes estão chegando e gostando, e nossa expectativa é que até amanhã muitas pessoas venham apreciar e adquirir produtos na feira. Agradecemos a todos os envolvidos”, destacam.

Para o secretário de Cultura, Leandro Mussi, a nova feira será muito significativa. “O artesanato recebe todo apoio da Secretaria de Cultura. O artesanato é uma vertente cultural olhada com muito carinho pela Cultura de Macaé. Lembrando que no último mês, nossos artesãos participaram da maior feira de artesanato da América Latina, a Mega Artesanal. O próximo passo é uma parceria com o Shopping Plaza Macaé (Granja dos Cavaleiros) para instalação de uma feira.

O coordenador de projetos da Secretaria de Cultura, Bruno Ribeiro, ressalta que a Secretaria de Cultura tem o objetivo de ajudar toda a classe e para isso conta com o apoio de outros órgãos municipais. “O artesanato está a todo vapor. Agradecemos ao setor de Postura; à Coordenadoria de Iluminação Pública (CIP) e à Comunicação”, finalizou. AÇÕES- Vale lembrar, que no mês de junho foi realizado o cadastro para o Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é uma parceria da própria Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com a Secretaria de Estado de Turismo. O Programa segue o regulamento e diretrizes do Governo Federal, que dá direito à Carteira Nacional do Artesão. O documento reconhece o artífice como profissional, sendo uma das maiores conquistas da classe. Já em agosto, 120 artesãos de Macaé receberam a Carteira Nacional de Artesão. A entrega reconhece e fortalece a tradição do artesanato no município como profissão geradora do desenvolvimento regional e é fruto da parceria da Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Cultura, e o governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.


Fotos Relacionadas