A prefeitura de Macaé promove nesta sexta-feira (28), mais uma edição da Feira Social de Trabalho e Renda, das 9h às 18h, no pátio da Sociedade Musical Nova Aurora, no calçadão da avenida Rui Barbosa. A feira dá oportunidade aos quinze grupos produtivos de economia popular solidária (EcoPopSol), apoiados pela Incubadora de Empreendimentos, da secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre), de comercializarem seus produtos
São cerca de 300 pessoas beneficiadas com o projeto. Fibras de bananeira, escamas de peixes, retalhos de tecido, palha de milho e bucha transformam-se em lindas peças de artesanato, pelas mãos das artesãs que participam dos grupos produtivos. As Mulheres Artesãs do Lagomar aproveitam sobras de tecidos dos macacões utilizados pelas empresas da área de petróleo, para confeccionar bolsas, almofadas, pesos de portas, entre outros utensílios. Já as mulheres do Assentamento Celso Daniel transformam palha de milho em bonitas e meigas bonequinhas.
- O município firmou essa parceria com a Nova Aurora para que pudéssemos implantar a Feira Social de Trabalho e Renda durante o mês de dezembro. Agora, a Incubadora de Empreendimentos vai se reunir com os grupos para fazer um balanço desse período, em relação às vendas e ao aprendizado. Durante o período em que estão expondo, os grupos participam de oficinas, trocando e adquirindo experiência – explicou Robério Fernandes, secretário Executivo de Trabalho e Renda.
No ano de 2007, a Incubadora de Cooperativas ampliou suas ações para Incubadora de Empreendimentos de economia popular solidária, fortalecendo e formando diversos grupos produtivos do segmento de artesanato, agricultura familiar, ervas medicinais e outros empreendimentos populares, visando à geração de renda, inclusão social e cidadania para a população de Macaé.
O trabalho da Incubadora é agir como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, à economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando à geração de trabalho e renda e ao desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária.