Um importante espaço de comercialização e divulgação de produtos e serviços. Essa é a avaliação da secretaria Municipal de Trabalho e Renda em relação à participação dos Grupos de Economia Popular Solidária – EcoPopSol – e do Programa Macaé Primeiro Emprego (PMPE) – Juventude Cidadã, na Feira Social de Interação, realizada dentro da XXVIII Exposição Agropecuária, Industrial e Turística de Macaé, a Expo Macaé 2007.
A feira foi realizada na área do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro), e reuniu artesanato local, cultura e empreendedorismo solidário. Os grupos do Eco-PopSol e do PMPE puderam divulgar seus trabalhos e ter um resultado satisfatório de faturamento.
– Esse resultado expressivo tanto na divulgação em mídia, quanto junto ao público e a grupos empresariais, vai servir para a sustentabilidade dos grupos – ressaltou o secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.
Quatro grupos do PMPE participaram do evento. Os jovens do grupo Art Produção e Eventos puderam divulgar seu trabalho e fechar parceria com grupos que organizam grandes eventos. O grupo de Eco Turismo Serrano fechou um pacote para promover a Caminhada na Estrela, em Glicério, no dia 1º de setembro.
O Friends Tur consolidou parceria com a Associação de Guias de Turismo de Macaé e com hotéis da região. Já o grupo Serra em Arte, da Bicuda Grande, que produz artesanato em fibra de bananeira, pôde divulgar produtos que podem servir de brindes para empresas. No domingo (29), o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, visitou o espaço da Feira de Interação e destacou a importância da inserção dos grupos no mundo do trabalho.
Durante os dias da feira na Expo Macaé, foram realizadas oficinas de bordado, fibra de bananeira, pintura em ladrilho, entre outros. Grupos culturais, como as Sanfoneiras do Trapiche, grupos de dança, Coral da Associação Macaense de Cegos (Amac), e outros, também se apresentaram. O evento contou também com a participação de um grupo cultural de Nova Iguaçu. Nos dias 2, 3 e 4, grupos macaenses vão retribuir a participação do grupo da baixada fluminense, participando da Feira de Economia Solidária, que será realizada em Nova Iguaçu.