logo

Feira Social de Interação do Sana será em julho

14/06/2006 16:35:51 - Jornalista: Mário Sérgio Santos

Uma ação conjunta da Prefeitura Municipal de Macaé, por meio das secretarias e fundações, está sendo conduzida com o objetivo de organizar a Cria Sana – Feira Social de Interação, que deverá acontecer aos sábados e domingos na Casa de Cultura Emílio Gato, no sexto distrito. A inauguração da feira está prevista para a primeira semana de julho durante a Festa do Sana, nos dias 7, 8 e 9.

A Feira Social de Interação: Artesanato, Cultura e Empreendedorismo Solidário – Cria Sana reunirá artesanato, música, teatro, dança e produtos caseiros da região. O objetivo do evento é valorizar a cultura local na geração de trabalho e renda, através da mostra e comercialização dos produtos da terra aos turistas.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre) já cadastrou cerca de 60 expositores para participar da Cria Sana. O término do cadastramento é nesta quarta-feira (14). Os produtos oferecidos na feira vão passar pela avaliação de uma equipe de profissionais especializados quanto à identificação e padrão de qualidade.

A reunião realizada na segunda-feira (12) contou com a participação de representantes da Associação de Moradores e Amigos do Sana, da Associação de Hotéis e Pousadas e do comércio local. Os participantes puderam opinar, na ocasião, sobre a apresentação do folder com informações turísticas, produtos e eventos oferecidos na feira, que será distribuído no portal do Sana, pousadas, hotéis, bares e restaurantes locais.

O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, mostrou-se satisfeito com o andamento das reuniões e com as ações realizadas no distrito envolvendo a comunidade em torno da criação da feira. “Nossa expectativa é tornar a Feira Social de Interação auto-sustentável e com perspectivas futuras de expansão”, disse Bogado.

A próxima reunião está marcada para a próxima segunda-feira, 19, às 14 horas. O secretário municipal de Fazenda, Cassius Ferraz Tavares, estará presente para conversar sobre a proposta de legalização do comércio local. Também participará da reunião o secretário municipal de Patrimônio Histórico, Ricardo Meirelles.

São parceiras desta iniciativa da comunidade do Sana as secretarias municipais de Trabalho e Renda, de Governo (Segov), Fazenda (Semfaz), Comunicação Social (Secom), Saúde (Semusa), Fundação Macaé de Cultura (FMC), Fundação Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Pesca (Agrape) e Empresa Pública Municipal de Turismo (MacaéTur).