logo

Feira Social de Trabalho e Renda começa nesta sexta, na Nova Aurora

06/12/2007 14:26:25 - Jornalista: Catarina Brust

A partir desta sexta-feira (7), os grupos produtivos de Economia Popular Solidária (EcoPopSol) apoiados pela Incubadora de Empreendimentos, da secretaria de Trabalho e Renda (Semtre), terão um espaço fixo para expor e vender seus produtos. A Sociedade Musical Nova Aurora, localizada no calçadão da av. Rui Barbosa, cedeu um espaço, no pátio de entrada, para o funcionamento da Feira Social de Trabalho e Renda.

- Esse trabalho da prefeitura de apoio aos grupos produtivos de EcoPopSol, é mais uma alternativa importante para gerar trabalho e renda. O objetivo da Incubadora é funcionar como agente facilitador para a criação de produtos e processos de grupos produtivos e cooperativas, com foco dirigido, especialmente, à economia solidária. A atuação se dá através de suporte às cooperativas de formação, incubação, acompanhamento e apoio, promoção de cursos, visando geração de trabalho e renda e desenvolvimento de projetos com foco em economia solidária – destaca o secretário Executivo de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado.

A feira funcionará todas as sextas-feiras, das 9h às 20h, com oficinas de interação, apresentações culturais e artísticas, além das vendas dos produtos artesanais. Com a proximidade das festas de final de ano, os grupos estão produzindo diversos produtos natalinos, como guirlandas e anjinhos.

- Os grupos de economia solidária local, participam de Feiras de Interação Social, onde têm importante espaço de comercialização e divulgação de seus produtos. A proposta é gerar trabalho e renda aos munícipes, valorizando o artesanato e a cultura locais, além de estimular o empreendedorismo popular”, explica Robério Fernandes, gerente da Incubadora de Empreendimentos.

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, os grupos participaram do III Festival de Economia Solidária, realizado em Angra dos Reis, no sul fluminense. Os grupos também estão expondo seus produtos no IV Seminário Nacional Roubo de Cargas, Pirataria e Segurança nas Estradas, que acontece no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, o Macaé Centro, até esta quinta-feira (6).