Aprender na prática e transmitir a outros colegas o conhecimento adquirido. Assim, ao longo desta semana, as Feiras de Ciências estão mobilizando alunos das escolas municipais. As atividades envolvem os estudantes e estimulam a troca de informações e experimentações que levam à construção do pensamento científico.
Segundo a Secretaria de Educação a maior novidade este ano está no uso dos Laboratórios Móveis de Ciências, adquiridos pela Prefeitura para todas as escolas da rede municipal. “Além de incentivar o pensamento científico, a curiosidade e a inventividade, as Feiras de Ciências são verdadeiros momentos de vivências e experimentações que colaboram com o desenvolvimento dos alunos”, ressalta a Secretária de Educação, Leandra Lopes.
Com muita criatividade, os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Sônia Lapa trabalharam a temática sustentabilidade em diferentes abordagens como aquecimento global, estações do ano e cuidados com a natureza. A ideia foi estimular que os próprios estudantes apresentassem o conteúdo aprendido para os colegas de escola.
Ana Vivi, de 6 anos, explicou para a turma como os cuidados com o feijão, alvo de plantio pela turminha, simboliza a forma como o meio ambiente precisa ser preservado. “A gente tem que cuidar da natureza para ficar vivo, as plantas precisam de água, terra e sol para poder crescer”, revela a aluna do 1º ano do Ensino Fundamental.
A diretora da unidade, Samara Pessoa de Oliveira, afirma que atividades como essa aguçam o interesse pelo conhecimento. “É uma oportunidade de aprendizado além do quadro na sala de aula. Os alunos participam ativamente, produziram as maquetes, os cartazes e são eles que estão apresentando o conteúdo, então, é sempre muito positivo, além de reforçar o assunto que está sendo ensinado”, aponta.
As feiras nas escolas são um aquecimento para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A 20ª edição, em outubro, está sendo organizada com as Instituições de Ensino Superior. Neste ano o tema será "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável".