logo

Femacti: evento científico, tecnológico e educacional será em novembro

02/09/2009 10:21:32 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Arquivo Secom

Os estudantes, devidamente orientados por seus professores, demonstram criatividade e habilidade para apresentar fatos novos

A quinta edição da Feira Macaense de Ciência Tecnologia e Inovação (Femacti) será realizada nos dias 11 e 12 de novembro, no Macaé Centro. A data foi decidida em reunião entre o idealizador da feira, Marcelo Machado, e representantes das secretarias de Educação e de Ciência e Tecnologia.

De acordo com Marcelo Machado, em 2009 a realização do evento será mais tarde – nas últimas edições foi em setembro - devido à prevenção contra a gripe H1N1. “Nesta data se está no final da primavera e mais próximo do verão. Além disso, o fato de as aulas terem iniciado mais tarde leva os seus alunos a terem mais tempo para prepararem seus trabalhos. “, diz Marcelo Machado.

A Femacti envolve a maioria das instituições de ensino de Macaé. Primeiramente, os alunos fazem seus trabalhos e disputam nas feiras de ciências internas (nas escolas) numa competição cultural para ver quais são os melhores. Posteriormente, os principais projetos disputam na Feira Macaense de Ciência Tecnologia e Inovação.

Os trabalhos vencedores são escalados para concorrer na Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), que ocorre na cidade do Rio de Janeiro, com participação de representantes de todas as cidades fluminenses.

A culminância das apresentações acontece na Universidade de São Paulo (USP), em ocasião da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), onde Macaé já venceu uma vez, com o trabalho do Colégio Luiz Reid sobre matemática e lógica, em 2007, competindo com projetos de estudantes que representavam cidades das cinco regiões do país.

Nestes eventos são testados conhecimentos e inovações frutos de criatividade. Trabalhos de biologia, matemática, engenharia, áreas humanas e de tecnologia, além de outros quesitos, são apresentados. “Os alunos e as alunas devidamente orientados por seus professores demonstram muita habilidade e apresentação de fatos novos”, afirma Marcelo.

História da Femacti

A Femacti acontece desde 2005, no primeiro ano do governo Riverton Mussi. Quando menino de 14 anos de idade, o idealizador da feira macaense foi vencedor da Feira de Ciências do Estado do Rio de Janeiro, ao ganhar o primeiro lugar em física com um trabalho sobre geração de energia através de uma hidroelétrica utilizando o sistema da pilha de volta. “Isso marcou a minha vida”, conta ele.

Este ano além de ser a quinta edição da feira, haverá a segunda edição do Campeonato de Soletrar, quando estudantes mostram seus devidos conhecimentos gramaticais, e a segunda edição do Campeonato de Xadrez, que colabora para a concentração e a boa memória de quem joga, sendo um jogo que puxa pela inteligência.

- Devido ao sucesso na edição anterior vamos manter estes campeonatos e para a Femacti do ano que vem, vamos inovar com Campeonato de Matemática e Campeonato de Robótica – conta Marcelo Machado

Ele recorda que a cada ano que passa a feira vem crescendo mais significativamente, tendo mais adesão e valor social. “Desta feira saíram trabalhos premiados nas últimas quatro edições da Febrace e nas últimas três feiras estaduais realizadas pelo governo do estado”, evidencia Marcelo.

Também participaram da reunião que determinou os dias para a realização da Femacti a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria, Débora Magalhães, Paulo Leoni e Martinha Pimentel representantes da Secretaria de Educação e Michelle Rodrigues da Secretaria de Ciência e Tecnologia.