logo

Femacti: resultados saem no próximo dia 30

19/10/2007 10:39:03 - Jornalista: Waleska Freire

Os três finalistas de cada ano escolar participante da Feira Macaense de Ciência, Tecnologia e Inovação (Femacti-2007) foram anunciados nesta quinta-feira (18), no encerramento do evento no Centro de Convenções. O primeiro, segundo e terceiro lugar geral serão revelados no dia 30, às 16h, em um coquetel de divulgação na Tenda da Petrobras, localizada na Avenida dos Jesuítas, no bairro de Imbetiba, quando também vão ser entregues os prêmios sorteados: quatro impressoras a laser, um computador e quatro jantares.

O resultado da terceira Femacti consolidou o projeto de torná-la uma Feira Regional em 2008, quando todas as escolas da Região Norte Fluminense vão ser convidadas a participar. Estes anos cerca de 600 alunos de 40 escolas apresentaram 180 trabalhos nos estandes. Durante os dois dias do evento, aproximadamente oito mil pessoas passaram pelo local. Os vencedores vão ganhar troféus no dia 30 e o apoio da prefeitura para participar das Feiras Estadual e Nacional.

Os trabalhos do 6º ano do ensino fundamental finalistas são: “Pequenas experiências grandes descobertas”; “Mapa de localização para deficientes visuais” e “Hidronível”. Todos de alunos da Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira.

Do 7º ano estão classificados: “Reciclagem de isopor” e “Jogo educativo para deficientes visuais”, ambos da Polivalente, “Bons e maus condutores líquidos”, de alunos do Ciep Maringá. Já os alunos do 8º ano tiveram os seguintes trabalhos selecionados: “Tratamento de água”, do Colégio Municipal Ivete Santana Drumond Aguiar; “A máquina da verdade”, da Escola Municipal Maria Letícia; e “Quem ama cuida”, também da Maria Letícia. Os alunos do 9º ano contemplados foram dos projetos: “Aquecedor solar”, do Colégio Bruno Ostmann; “Célula foto” e “Balneabilidade de Imbetiba”; ambos da Alfa.

Além desses 12 trabalhos, tiveram os do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. No 1º ano todos foram do Instituto Nossa Senhora da Glória: “Robolight”, “Roboline” e “Protótipo de barco mecânico”. No 2º ano venceram “A dioxina vai te pegar”, do Maria Letícia; “É lógico, será?”, do Colégio Estadual Luiz Reid e “Impacto do aquecimento global nos corais”, do Colégio Bruno Ostmann.

Já os do 3º ano foram “A magia da extração do DNA”, do Colégio Estadual Matias Neto; “Rerefino de óleo lubrificante” do Cefet -Uned Macaé, e “Luz e fenômenos luminosos”, do Colégio Municipal do Sana.

A escola que ganhou o computador sorteado foi a dos Pescadores de Macaé. O Colégio Municipal Engenho da Praia ganhou duas impressoras porque foi sorteada duas vezes, as outras duas ficaram com o Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno e Colégio Municipal Ivete Santana Drumond.

O secretário Executivo de Inovação, Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, avaliou os trabalhos do 9º ano como jurado e considerou importante a maioria ter escolhido o tema meio ambiente para desenvolver os projetos apresentados na Feira. "O nível dos trabalhos foi além do esperado".