O novo sistema de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da FeMASS
A Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da prefeitura, comprometida com a educação de qualidade, dará start, até o fim deste mês, ao novo sistema de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e suas tecnologias que fazem do aluno um colaborador ativo no processo de aprendizagem. O AVA facilita a execução das tarefas escolares e as torna mais atrativas e interativas.
O atual sistema na FeMASS foi customizado pelos professores Irineu de Azevedo Lima Neto e Martinelli de Oliveira Paula, respectivamente das disciplinas de Sistemas Operacionais I e II, do curso de Sistemas de Informação. Com base nesse novo e moderno ambiente escolar, os alunos poderão acessar o link ava.femass.edu.br, implementado a partir da filosofia do moodle, um programa de código aberto para a administração de atividades educacionais.
A estratégia do AVA permite integrar os alunos no âmbito ensino-aprendizagem onde eles estiverem, uma vez que poderão acessar o sistema de qualquer lugar. As ações do AVA são simples, envolvem professores e alunos no mesmo ambiente da cultura virtual e seus conteúdos na troca de conhecimento coletivo e simultâneo.
A diretora da FeMASS, Larissa Frossard, disse que o primeiro Ambiente Virtual de Aprendizagem criado na faculdade originou de um projeto de Iniciação Científica do professor Irineu Lima com alunos do curso de Sistemas de Informação.
- Com o AVA, as turmas da FeMASS podem promover, coletivamente, grupos de discussão, fóruns e debates -, acrescentou Martinelli. Segundo ele, a ideia da diretora da faculdade é criar um concurso interno para a escolha da logomarca do sistema, a exemplo do que fez o Centro Municipal de Idiomas (CMI), cujos alunos escolheram a logomarca da instituição.
Martinelli explicou que o AVA permite que o professor elabore os conteúdos escolares online e os disponibilize para os alunos como documentos digitais, apostilas, vídeo-aulas, cursos virtuais, notas, avaliações, provas e até programar os prazos para as apresentações e resoluções. O sistema é utilizado principalmente no ensino a distância que hoje é a grande vertente do mundo moderno e tecnológico, mas na FeMASS, onde os cursos são presenciais, o AVA funciona como importante ferramenta de apoio ao desenvolvimento das disciplinas.
Todos os usuários do sistema terão seu login e senha para a troca de informações e envio de colaborações entre eles e com os professores. O AVA serve também como espaço para sugestões e críticas de forma compartilhada, com o aluno se sentindo parte de todo o processo e não apenas no uso da ferramenta.
O professor Martinelli disse ainda que o AVA destina-se aos alunos dos três cursos da FeMASS: Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação.
A FeMASS é mantida pela Fundação Educacional de Macaé (Funemac), e ambas funcionam na Cidade Universitária, à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.