logo

Feriadão: HPM recebe menos feridos que em Finados

21/11/2007 18:01:54 - Jornalista: Leonardo Cosendey

Acompanhando uma tendência nacional, o número de feridos em acidentes automobilísticos atendidos pelo Hospital Público Municipal de Macaé (HPM) foi 28% menor no feriado prolongado da semana passada do que no feriado de Finados, no início do mês. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nas estradas federais do país a queda foi menos expressiva: 14,3%.

Entre os dias 14 e 20, pelo menos 13 pessoas deram entrada na emergência da instituição em decorrência de acidentes automobilísticos – uma média de 1,8 feridos por dia. Já entre os dias 01 e 04 deste mês foram atendidas pelo mesmo motivo nada menos que 18 pessoas – média de 4,5 feridos por dia. Apenas durante os dois períodos, portanto, num total de 11 dias, foram registrados 31 feridos no HPM. Não houve mortos.

Assim, os dois períodos já tornam o mês de novembro atípico com relação a acidentes deste tipo. Nos dois meses anteriores, quando também houve feriados prolongados, o número de feridos atendidos no HPM foi mais baixo: 30 em setembro (média de um por dia) e 44 em outubro (média de 1,4 por dia).

Segundo a PRF, o tempo chuvoso do último feriadão pode ter feito com que muitas pessoas desistissem de viajar para locais mais distantes. Além disso, por ser o segundo feriado do mês, é provável que nem todos tivessem disposição para viajar novamente.

Vítimas devem ter cuidado com fraudes no seguro obrigatório

Qualquer pessoa, ao sofrer acidentes de trânsito, tem direito a receber uma indenização do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). No entanto, de acordo com a Ouvidoria do HPM, as vítimas de acidentes devem ficar atentas para não caír em golpes.

– Há pessoas que se aproveitam das outras; oferecem-se para dar entrada no pedido de indenização da vítima, mas acabam ficando com o dinheiro. O usuário tem que saber que ele próprio deve contatar a seguradora, sem precisar da ajuda de terceiros – afirma a ouvidora Denize Neto.

Segundo ela, o departamento está pronto para ajudar as pessoas interessadas em resgatar a indenização. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-221-204 ou no endereço eletrônico www.dpvatseguro.com.br.