logo

Férias: pais e responsáveis podem aproveitar para atualizar a caderneta de vacinação

10/07/2025 11:22:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

O município passou a ofertar a vacina contra a dengue para o público de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias.

A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio do Programa Municipal de Imunização, convoca pais e responsáveis para que aproveitem o período de recesso escolar, no mês de julho, para atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. No mês de junho o município passou a ofertar a vacina contra a dengue para o público de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A imunização está disponível em toda a rede pública de saúde.

A coordenadora do Programa de Imunizações, Lorrainy Fagundes, ressalta que neste intervalo sem aulas é uma excelente oportunidade para imunizar a garotada.


“Observamos que nesta faixa etária da adolescência é mais complicada a ida ao posto por conta dos compromissos escolares. Agora, esperamos que este público compareça às unidades, principalmente para receber a vacina contra a dengue”, frisou.



Lorrainy reforça que é importante levar a caderneta de vacina para que os profissionais avaliem se há necessidade de tomar alguma outra vacina que faz parte do calendário.


“A imunização é uma das principais formas de prevenção e controle de algumas doenças e para isso, é fundamental ter o esquema vacinal em dia”, pontuou.



O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Quem teve dengue recentemente deve aguardar seis meses. A vacina Qdenga protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue.

A vacina contra a dengue não é indicada para gestantes, mulheres que estão amamentando, pessoas com histórico de anafilaxia a componentes da vacina, imunodeprimidos ou pacientes em tratamento com altas doses de medicamentos imunossupressores. Também não devem se vacinar pessoas com HIV sintomático ou assintomático com comprometimento imunológico.

Outras vacinas
A coordenadora destaca que além da vacina contra a dengue, este é um momento de atualizar a caderneta desta faixa etária com a vacinação contra HPV e a meningocócica ACWY.


“Estas são vacinas ofertadas para a faixa etária que está incluindo o público alvo da dengue”, falou.



O Ministério da Saúde orienta a vacinação de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e todas as vacinas recomendadas estão disponíveis gratuitamente na rede municipal de saúde.

Para se vacinar, é necessário apresentar CPF ou cartão do SUS e a caderneta de vacinação e procurar o atendimento em um das salas, de acordo com o horário de funcionamento dos postos que têm dias e horários específicos.