Foto: Maurício Porão
Um encontro entre representantes dos dois órgãos aconteceu nesta quarta-feira (21)
Com objetivo de fortalecer o turismo e as potencialidades do município, a Prefeitura de Macaé, em parceria com a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro – TurisRio, irá fazer um novo Inventário Turístico da cidade. A proposta é traçar as políticas do setor.
O presidente da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Antônio Luiz Santos, explica que o levantamento visa identificar os atrativos, serviços, equipamentos e infraestrutura, que serão disponibilizados em sistema online. “Nesta primeira reunião estamos traçando o cronograma de ações que serão executadas. Entre elas, treinamento da equipe de campo, alinhamento de contato com instituições da área como o Convention Bureau e, num segundo momento, iniciaremos a pesquisa que contará com todo apoio e experiência da TurisRio”, afirmou.
Ele acrescentou que algumas ações estão sendo feitas na região serrana para fomentar o turismo de aventura. Em parceria com o Sebrae, a Fesportur implementou a sinalização turística no Sana. “O município já tem o turismo de negócios bem desenvolvido, e estamos buscando intensificar o turismo que possa atrair outros públicos para a cidade. Nosso último levantamento tem mais de 10 anos, por isso, o intuito é atualizá-lo e fortalecer este setor”, frisou Antônio.
Para o vice-presidente da TurisRio, Fernando Passeado, Macaé é referência em seu quadro profissional de turismólogos. “Já visitei várias cidades e poucas contam com uma equipe qualificada como esta. Isso é um caminho fundamental para termos celeridade no processo de inventário turístico”.
Além do levantamento, a TurisRio fará uma cooperação técnica com Cuba, para capacitação de 200 profissionais da área, nos municípios da região da Costa do Sol, que se tornarão multiplicadores.
Cadastur – Outra parceria entre a Fesportur e a TurisRio é a implantação de um posto avançado do Cadastro de Prestadores dos Serviços Turísticos (Cadastur), na sede da fundação. O serviço visa reunir todos os prestadores de serviços turísticos que estejam legalmente constituídos e em operação.