Prossegue no Parque da Cidade até quarta-feira (12), Dia da Criança, de 09h às 17h, o I Fest Criança de Macaé, organizado pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria de Educação. Nesta segunda-feira (11), foi registrada a presença de milhares de crianças, que curtiram diversas atrações: Grupo HistoriArte, Eco Trupe, bandas escolares, ginástica, torneios esportivos, atividades pedagógicas e sorteio de brindes.
A Banda da Escola Municipal Samuel Brust, uma das campeãs de diversos concursos em outros municípios, abriu os festejos neste segundo dia, e foi acompanhada em seu desfile no interior do Parque por um público de crianças e adultos. A reação do público foi a mesma, à tarde, quando se apresentou a Banda do Colégio Municipal Renato Martins. Nas oficinas pedagógicas, as crianças se divertiram e mostraram sua criatividade.
Montadas na barraca da Educação, as oficinas pedagógicas forneceram às crianças materiais diversos para se fantasiar, maquiar, desenhar, pintar, além de jogos de sucatas, artes, desenho livre, modelagem, dobraduras, recorte/colagem, e a expansão de seus dotes artísticos no show de calouros. Estiveram nas oficinas os alunos do Colégio Municipal Pedro Adami, do Córrego do Ouro, Escola Municipal Carolina Curvelo Benjamim, do Trapiche, Escola Municipal dos 40 (Trevo), Creche Escola Municipal Miramar, Escola Municipal do Imburo. De vez em quando, cessavam as atividades para a garotada sonhar com as histórias do HistoriArte.
O Eco Trupe, por conta da Fundação Macaé de Cultura, apresentou números de teatro, sempre sobre o tema meio ambiente, com forma e linguagem adequadas a cada público-alvo, com o objetivo de conscientizar e mobilizar a platéia. Os personagens são de total identificação com crianças e adultos, alguns caracterizados de bonecos e palhaços sobre pernas de pau, próprios de espetáculos de circo. Também da Fundação Macaé de Cultura é o projeto Art Luz, que participa com números de dança de rua, capoeira e jazz.
Centenas de adolescentes se divertiram assistidos por estagiários de Educação Física da Secretaria de Esporte e Lazer, é responsável pela área livre para a prática de skate e street bike, além de participar de torneios de futebol, voleibol em parceria com a Prosport, basquete em parceria com a Liga Macaense de Basquete, aulas de tênis, de lambaeróbica, de combat, de ginástica localizada, exercícios de alongamento, prática de tênis de mesa (ping-pong), além de recreação assistida por profissionais de educação física.
A empresa Porto Seguro, sob a coordenação da Secretaria de Transporte, montou pistas para a prática de mini bike, numa área de 110 metros quadrados, na parte externa do Parque, com sinalização horizontal (no chão) e vertical, com altura de 1,50 metros, para reforço do aprendizado de como se comportar no trânsito. Depois da aula prática, as crianças ganham um Kit com mini carteira de habilitação. No segundo dia do evento, 200 crianças aprenderam brincando, conforme informações do coordenador da empresa, Claudinei de Oliveira.