Foto: Guga Malheiros
Programação começou cedo com a Travessia do Mar, na Imbetiba
O dia mais movimentado do Fest Verão Esportivo 2017 começou cedo neste domingo (12), na praia de Imbetiba, reunindo quase 200 atletas na prova de Travessia no Mar e cerca de 150 pessoas na Caminhada da Melhor Idade. A programação, que segue até o próximo fim de semana (19), também incluiu o Bicicross (Aeroporto), Surf (praia do Pecado) e Handbeach (Imbetiba).
A prova da Travessia do Mar reuniu pessoas de todas as idades em duas categorias. O percurso nas águas de Imbetiba foi de 750 metros para mulheres, e 1.500 metros para homens. “Esse é o dia mais movimentado do Fest Verão, com várias competições em vários pontos da cidade. Contamos com participantes de fora aqui na Travessia do Mar, como São Gonçalo, Rio das Ostras e Cabo Frio, de crianças à turma da melhor idade, como o pessoal da Academia dos Anormais. O saldo do Fest Verão é muito positivo. O êxito e os elogios têm vindo. Queremos agradecer aos esforços das secretarias que têm dado todo apoio e à equipe de trabalho nessa maratona que começou no dia 21 de janeiro, reunindo mais de 20 modalidades esportivas. Também contamos com muitos voluntários que têm sido de grande ajuda para a realização do Fest Verão Esportivo”, destacou o secretário de Esportes, Thales Coutinho, enquanto distribuía água para os atletas que chegavam do mar.
O aposentado Eloécio R. Fernandes, 75 anos, participou da Travessia do Mar. Integrante da Academia dos Anormais, grupo que se concentra todos os dias às 7h45, na Praia de Imbetiba próximo ao final da Rua Luiz Belegard, para nadar, Eloécio destacou que estava competindo pela saúde. “Todo dia treino aqui com os Anormais. Faço isso pela saúde, nunca tive uma dor de cabeça e minha pressão é 12 por sete, sempre”, disse.
Caminhada da Melhor Idade – Outro ponto alto da programação do Fest Verão foi a Caminhada da Melhor Idade. Realizando a inscrição antes da caminhada, o pessoal da melhor idade estava animado para fazer o percurso que saiu da Rua Dr. Bueno, na orla de Imbetiba, passou pela avenida Papa João XXIII e voltou para a praia pela Avenida Agenor Caldas. Cerca de 150 pessoas participaram do percurso da caminhada.
- Toda vida gostei da caminhada. Importante é estar unido com o pessoal e não ficar parado. Isso é para a própria saúde das pessoas, disse o aposentado de 81 anos, Barcelos de Oliveira.
Bicicross e Surf – No Parque Aeroporto a galera chegou cedinho para participar do Bicicross na pista do bairro. Setenta e cinco atletas, de quatro a mais de 40 anos, se inscreveram para a competição nas 15 categorias, divididas de acordo com o tipo de bicicleta (aros 20, 24 e 26). Enquanto os participantes faziam o treino de aquecimento, Bruno Wetterling, da Associação Macaense de Bicicross, explicou que essa é a 2º edição do Bicicross dentro da programação do Fest Verão Esportivo. “Hoje contamos com participantes de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Niterói, Pirapora (MG), Maricá, entre outros. Primeiro temos o treino livre e depois iniciamos com as baterias”, explicou.
Já o surf na praia do Pecado contou com a participação de 40 atletas disputando a etapa da categoria Open, que reúne pessoas de todas as idades. A partir das 9h, os atletas caíram na água que, neste domingo, estava com ondas de meio a um metro, de acordo com o presidente da Associação de Surf de Macaé, Marco Antônio Mancebo, o Louro.
- O mar está com boas condições para a prova. Vieram atletas de São João da Barra, Rio das Ostras e Barra de São João. Mas a grande maioria é macaense. Agradecemos à secretaria de Esportes pelo apoio de sempre por incluir o surf na programação do Fest Verão Esportivo – completou.