Foto: Erica Ferreira
A festa terá barraquinhas com comidas típicas e parquinho para as crianças
Considerado o padroeiro das moças solteiras e um dos santos mais populares da Igreja Católica, Santo Antônio é o grande homenageado da festa da sua paróquia, no bairro Visconde de Araújo. A programação começa na terça-feira que vem (10) e segue até o próximo dia 15. A festa, uma das mais tradicionais da cidade, este ano será decorada em verde e amarelo, já na torcida pela seleção brasileira na Copa do Mundo. O evento conta com apoio da Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur).
A festa terá barraquinhas com comidas típicas e parquinho para as crianças. A Paróquia Santo Antônio está comemorando seu padroeiro desde o dia 31, com a Trezena, encontro de 13 dias de orações que segue até quarta-feira (11), sempre às 19h. A programação da festa será aberta, na terça-feira (10), com Missa às 19h, celebrada pelo padre Gleison Lima da Silva, responsável pela paróquia. A partir das 20h, começa o Festival do Pastel e show com o cantor Beto Rodrigues.
Na quarta-feira, a Missa também acontece às 19h, seguida pela II Mostra Gastronômica Latino-Americana, e pelo show de música latino-americana. Na quinta-feira (12), após a missa às 19h, a programação inclui show da cantora Nazaré Araújo. Na sexta-feira (13), dia do padroeiro, a programação começa às 19h, com procissão seguida por Missa Solene, com a participação da banda Israel, e a tradicional distribuição dos pãezinhos de Santo Antônio .
No sábado (14), a festa começa mais cedo, com Leilão de Animais, às 14h; missa, às 18h; e à noite, show da banda Dom. No domingo (15), encerrando a festa, a partir das 8h acontece a corrida e a caminhada em homenagem a Santo Antônio; missa, às 11h; almoço e bingo, a partir das 12h30. A missa será às 18h. À noite, a partir das 21h30, será realizado o sorteio dos prêmios da Ação Entre Amigos – que inclui um carro zero quilômetro e cuja renda será destinada à obras da paróquia. Em seguida, o show é com a cantora Jaque. A Paróquia Santo Antônio fica na Rua Duque de Caxias, 671. A festa será na praça em frente à Igreja.
Santo Antônio, o santo de todo mundo
Santo Antônio é um dos santos mais populares da Igreja Católica em todo o mundo. Embora batizado de Fernando, quando nasceu em Lisboa, em 1195, Antônio (“o propagador da verdade”) mudou seu nome ao se tornar frade. Santo Antônio é popular porque amou os pobres, como exige a Ordem dos Franciscanos, à qual pertenceu. Segundo a tradição, dedicou sua vida a ajudá-los, inclusive materialmente. Sua coragem também era reconhecida. É homenageado por militares e se tornou patrono de muitos regimentos. Antônio morreu, na Itália, no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos. O papa Gregório IX o canonizou apenas 11 meses depois de sua morte, e o chamou de “santo de todo mundo”, numa alusão à fama que ele tinha em vida.