Mandioca, aipim ou macaxeira. O nome não importa, o fato é que a raiz ganhou uma data especial em Macaé. Trata-se da Festa do Aipim, que será realizada de sexta-feira (21) a domingo (23) em Serra da Cruz, na região serrana, com programação durante todo o dia e à noite. Cerca de 1,5 mil pessoas devem comparecer às comemorações por dia. O evento conta com apoio da prefeitura de Macaé.
As festividades começam com a abertura das barracas, às 18 horas, e show gospel com Genivalda Franco e Jocyanne, a partir das 20 horas. No sábado, a programação começa às 11 horas, com Missa de Ação de Graças pelos Frutos da Terra. Neste mesmo horário sairá a cavalgada, fazendo o percurso Trapiche X Serra da Cruz. Ao meio-dia, as barracas são reabertas e às 13 horas, está prevista a chegada da cavalgada.
A partir das 14 horas, a diversão é certa com a brincadeira do pau de sebo e a prova do tambor. Às 17 horas, a quadrilha da terceira idade se apresenta e, em seguida, acontece o bingo de bezerro, além da movimentação da fogueira. O leilão de prenda será realizado às 19 horas e às 20 horas, coroação da Rainha. Às 21 horas, muita música com Forró Genérico e, para encerrar a programação de sábado, sobe ao palco, por volta da meia-noite, o Forró Brasil Show.
Já no domingo (23), é a vez de muita bola no pé com o jogo de futebol entre Serra da Cruz e um time visitante. A reabertura das barracas fará a felicidade dos turistas e moradores da Serra, a partir das 11 horas. Ao meio-dia, o esperado Concurso do Aipim vai movimentar Serra da Cruz. Já às 16 horas, acontece a entrega dos prêmios e , às 17 horas, para encerrar a festa, sobe ao palco Elbinho Show e Banda.