logo

Festa do Sana movimenta região serrana neste final de semana

12/07/2006 15:41:18 - Jornalista: Janira Braga

A tradicional Festa do Sana promete aquecer o inverno deste final de semana em um dos distritos turísticos mais movimentados de Macaé. A festa, que será realizada de sexta-feira (14) a domingo (16), na rua principal do Sana, no conhecido Terreno José Breves, tem expectativa de reunir cerca de três mil pessoas por dia durante toda a programação.

Shows, esporte, desfile de modas, atividades ecológicas, gastronomia, prova hípica, xadrez, concurso de malha, atletismo, barracas típicas, além de atividades infantis, serão promovidas durante todo o dia e à noite. A realização da festa é da prefeitura de Macaé e a Associação Comercial, Agropastoril e Ecoturística do Sana (Acaets).

O objetivo do evento é fortalecer a economia local, promovendo a geração de emprego e renda aos moradores e comerciantes do distrito, levar arte e cultura para moradores e turistas, promover o resgate das atividades rurais, fortalecer e incentivar a cultura e artistas locais, promover atividades esportivas, a educação ambiental e a integração da comunidade.

A programação de shows começa às 19h de sexta-feira com apresentação gospel. Às 23h, é a vez da banda Arte Bélica e, à 1h, show com o grupo Nó Cego. No sábado, às 10h, serão promovidos dois eventos: torneio de futebol e caminhada ecológica. Às 11h, acontece o Torneio de Malha e, às 13h, será promovido o encontro das cavalgadas.

O evento “Macaé Céu Aberto”- que acontece tradicionalmente no calçadão da Avenida Rui Barbosa às sextas-feiras - se desloca para o Sana, às 15h de sábado, com apresentação de Mauro e Lu. Às 17h, roda de capoeira e dança do fogo. Às 20h, acontece o Sana Fashion, desfile de modas que promete agitar o distrito. Às 21h, apresentação do conhecido grupo musical Raiz do Sana e, às 23h, muito reggae com Dom Luiz Naturalmente Sana e, à 1 hora da manhã, a banda Cinco Elementos se apresenta.

No domingo, às 10h, o distrito será movimentado com as provas hípicas; às 17h, será encenada a peça infantil “Peter Crash vai à escola” para a criançada; às 18h, entrega das premiações; às 19h, apresentação de Lian com o melhor do forró e do sertanejo e, às 21h30, sobe ao palco a banda Cabeça D´Água.

Projeto ‘Canta Sana’destaca talentos da região

Talentos da região estarão em foco durante a Festa do Sana. Trata-se do projeto “Canta Sana”, que será promovido em seis locais distintos: Casa Velha, Cantinho da Roça, Telektonon, Alquimia, Mens Sana Corpore Sano e Padaria do Beto.

Na Casa Velha, as apresentações serão com: Graça (sexta), Luiz Nato (sábado) e Rafael Coelho (domingo). No Cantinho da Roça, Jaqueline (sexta), Tcheco (sábado) e Graça (domingo). No Telektonon, se apresentam Amália (sexta), Armando (sábado) e Luiz Nato (domingo). Na Alquimia, muita música com Mapinguari Blues (sexta), Rômulo (sábado) e Armando (domingo). No Mens Sana Corpore Sano é a vez de Sereno (sexta), Mapinguari Blues (sábado) e Jaqueline (domingo). A Padaria do Beto ganhará tom cultural com Tcheco (sexta), Sereno (sábado) e Rômulo (domingo).

Atrações culturais vão atrair turistas

Os cerca de três mil turistas que devem passar pela Festa do Sana a cada dia serão atraídos por diversas atividades culturais e manifestações folclóricas como quadrilha, fogueira, pau de sebo, dança de rua, capoeira, gincana ecológica, exposições, feira de artesanato, comidas típicas, concurso de malha, sanfoneiros, cavalgada, entre outros.

Infra-estrutura completa

A infra-estrutura da Festa do Sana será completa, contará com iluminação pública na área do evento, oito guardas de trânsito para controlar o acesso de carros, plantão médico e ambulâncias de prontidão, banheiros químicos e reforço na segurança. Além disso, um telão vai reproduzir os shows e exibir vídeos ecológicos.

A gastronomia será outro ponto forte da festa. Barracas típicas e concursos das quituteiras serão promovidos com o objetivo de resgatar as tradições da comida típica da região. No esporte, além do torneio de futebol, haverá prova de montain bike para crianças e adolescentes. A prova hípica será de lança e tambor. Já as atividades infantis englobam brincadeiras com palhaço, quadrilha, exposição de mini-ponei, entre outros.

Além disso, a Associação de Pousadas do Sana e a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Infância e Juventude, do Fundo Municipal Antidrogas de Macaé e do Programa de Orientação e Recuperação de Toxicômanos (Porto) da Fundação de Ação Social, inicia durante a festa uma campanha de conscientização sobre os riscos do uso de drogas. O tema é “Sem drogas você curte muito mais”.

De acordo com o presidente da Associação de Pousadas do Sana, Antenor Lima de Souza serão distribuídos folhetos no portal do distrito, enfatizando que para curtir e aproveitar as belezas naturais da região não é necessário o uso de drogas, como também a instalação de outdoors.