Uma Festa Julina animou os integrantes da Guarda Sênior, vinculada à Guarda Municipal de Macaé, nesta quinta-feira (3). Aberto ao público em geral, o evento aconteceu nas dependências da Secretaria de Ordem Pública. Houve apresentação de quadrilha com cerca de 50 participantes usando trajes caipiras. O cantor Jefferson Danilo fez um show animado, com muito forró. A programação teve ainda barraquinhas de pescaria, guloseimas típicas, rifa e bingo.
A estrutura do arraiá dos guardas seniores contou com o apoio das Secretarias Municipais de Ordem Pública, Turismo, Cultura, Obras, Saúde e da Empresa de Iluminação Pública.
"Eu amo o que faço. Me sinto uma rainha com a farda. Eu sempre fui muito festeira e estou gostando bastante desse evento aqui. Tinha gente achando que ia chover, mas a noite está linda", disse a animada guarda sênior Arinéia da Silva Pinheiro, de 74 anos, que trabalha no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Aeroporto.
O guarda sênior Antônio Giri, de 72 anos, que atua na Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos, também aprovou a iniciativa. "Eu gosto muito desses eventos, porque é importante para a gente encontrar os amigos, os colegas de trabalho e, também, se divertir. Estou lembrando da minha mocidade", ressaltou.
A Guarda Sênior, que existe há 18 anos e é gerida pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, é composta por 250 pessoas acima de 60 anos de idade, e fica na Avenida Henrique Schueler, s/nº, bairro Botafogo. O Programa Guarda Sênior foi implantado com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. O pré-requisito básico do programa é ter boa saúde e vontade de manter uma qualidade de vida ativa.
Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais e outros órgãos, como a Polícia Federal.