Para se cadastrar para doação pela conta de energia, basta ligar gratuitamente para (0800) 722-2723
O "Arraiá JuniAPae", festa junina da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), tem o seu segundo dia nesta quarta-feira (8), a partir das 17h, na praça do bairro Visconde de Araújo. Quadrilha e pescaria beneficente, entre outras brincadeiras, vão integrar os alunos à sociedade em prol da inclusão de pessoas com necessidades especiais.
A Apae Macaé completa este ano seus 18 anos de fundação, que serão comemorados no "Arraiá JuniAPAE". A instituição conta com 140 assistidos, de 2 a 57 anos de idade, e possui uma fila de espera com 68 pessoas. Recursos recebidos por meio de um termo de fomento com a Prefeitura de Macaé custeiam aluguel, energia, alimentação dos assistidos, materiais lúdicos e pedagógicos.
A meta da Apae Macaé é a expansão para acolher os inscritos em lista de espera e estruturar a sede para maior acessibilidade. Para colaborar com a associação, além de participar do "Arraiá JuniAPAE", é possível se cadastrar para doação de recurso com valor mínimo de R$ 7,00, por meio da conta de energia. A ligação é gratuita para (0800) 722-2723.
"É muito importante que a sociedade participe destes movimentos. Hoje, a cada 40 pessoas, uma nasce autista. Mas atendemos a múltiplas deficiências; Síndrome de Down, retardo mental, deficiência intelectual, microcefalia, mielomeningocele etc.. Tem crescido este número e as famílias têm batido à nossa porta. A participação da sociedade é muito importante para a inclusão e autonomia deles", disse a coordenadora Técnica da Apae, Iza Gabriella Santana.
A Apae atua na área de assistência social e de educação com equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudióloga e, em breve, fisioterapeuta, além de professores de capoeira, educação física e natação, entre outras atividades.