Festa Maína começa nesta quinta-feira

24/05/2005 16:07:15 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro e Genimarta Oliveira

A partir de quinta-feira, dia 26, o distrito do Frade está em festa, realizando mais uma Festa Maína, uma das mais tradicionais do interior macaense. O evento vai até domingo (29), com programação variada, tendo como ponto alto o rodeio com Adriano Barretos, uma das solicitações da comunidade fradense, embalada pelo sucesso da novela América, da Rede Globo.

A Festa Maína foi organizada pela associação de moradores do Frade, com o apoio da prefeitura de Macaé e MacaéTur. Diversas secretarias de governo estão no Frade, apoiando sua realização, como de Interior, Educação, Saúde, Esporte e Lazer, Serviços Públicos, Administração e Comunicação Social.

Nem a chuva que caiu na região, desde o domingo, conseguiu atrapalhar o brilho de mais uma Festa Maína. Muitas pessoas devem subir a serra para os festejos, aproveitando para rever amigos e curtir o friozinho que sempre está presente na região serrana nesta época do ano.

No primeiro dia do evento a atração fica por conta dos shows gospel, com apresentação de bandas das igrejas evangélicas locais e, ainda, grande show com Sandra Helena, cantora gospel, que tem muitos fãs em Macaé e nos municípios da região.

Outro ponto alto, será a Cavalgada, que acontece no sábado, com concentração em Córrego do Ouro, a partir das 8h. A chegada está prevista no Frade, às 14h, quando os cavaleiros e amazonas da serra e de toda região serão recepcionados com um churrasco.

Secretaria de Saúde presente na Festa Maina

A secretaria de Saúde de Macaé, através da comissão de festas, elaborou o plantão de atendimento durante a Festa Maina. De acordo com o coordenador médico da Serra, Carlos Matos, devido à distância da Unidade de Saúde da realização da festa, será montado na Escola Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar, um posto de atendimento médico 24 horas. O local contará com consultórios e sala de politrauma totalmente equipada.

O atendimento terá início na manhã de quinta-feira por uma equipe composta por dois médicos, dois técnicos de enfermagem durante o dia e três à noite, duas ambulâncias, sendo uma UTI, além de equipe de apoio.

O médico ressaltou que o secretário de Saúde, Fernando Diogo, e subsecretário, Luis da Penha, solicitaram às unidades de saúde dos distritos de Trapiche, Córrego do Ouro e Glicério a ficarem alertas para dar suporte no atendimento.

Conforme Carlos, a secretaria reforçou o plantão de atendimento, pois está sendo esperado um grande público, já que houve redução no preço das passagens para a região serrana, através de solicitação do prefeito Riverton Mussi com a empresa Líder.


Confira a programação para os demais dias de festejos e não deixe de comparecer, prestigiando a comunidade serrana:

27 de maio – sexta-feira
12h – Rua da Alegria
14h – Torneio de Futsal
16h – Abertura das Barracas
18h – 1º Campeonato de Rodeio Profissional Cia de Rodeio Adriano Barretos
20h – Forró Sereno
00h – Forró Chega Mais
2h – Banda Já To

28 de maio – sábado
8h – Concentração da Cavalgada em Córrego do Ouro
10h – Saída da Cavalgada de Córrego do Ouro em direção ao Frade
12h – Taekendô, grupo do Frade
13h – Grupo de Capoeira do Rio de Janeiro
14h – Chegada da Cavalgada, com show com Ian e Alex
18h – Show com Swing Explosão
20h – Rodeio com Adriano Barretos
23h – Show com Trio Forrozão
00h – Forró Chega Mais
1h – Forró Água de Cheiro

29 de maio – domingo
9h – Quinta Rodada do Campeonato de Futebol de Veterano, Frade, Glicério, Trapiche e Córrego do Ouro
12h – Motocross
13h – Final do Campeonato de Rodeio Adriano Barretos
14h – Trio Estilo
17h – Premiação do Futebol e Cross
18h – Forró Trio Sensashow
20h – Show com Forró Sereno