Trabalhar o resgate da cultura popular brasileira. Este é um dos objetivos da rede municipal de ensino que, em agosto e, neste mês de setembro, está promovendo festas culturais nas unidades municipais de ensino, que atendem as modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental. A programação é trabalhada diante de variadas linguagens e conteúdos de Artes e Educação Física.
O objetivo é ensinar e resgatar danças, personagens, músicas, festas e a literatura do país. De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, esta é uma oportunidade para que o estudante se interesse cada vez mais pelo assunto e se orgulhe da cultura do seu país.“As atividades desenvolvem a concentração, o raciocínio e a coordenação, uma vez que o aprendizado se dá por meio de jogos educativos, músicas, exercícios artísticos e de projetos pedagógicos diversificados”, disse.
Entre as escolas que serão animadas neste sábado (13) por festas culturais estão as Escolas Municipais de Educação Infantil Professora Laura Sueli de Campos Bacelar (Ajuda) e Dr Juventino da Silva Pacheco (Barra). A festa cultural na unidade municipal da Barra, promete envolver 162 alunos, na faixa de três a cinco anos. A programação, que vai acontecer às 13h, terá como tema “Viajando pelo Brasil”.
A programação será marcada por uma mostra, em que os estudantes vão expor as atividades elaboradas quanto às regiões do Brasil. Para isso, as diretoras Luiziane Lusitano e Jaqueline Sodré integraram toda a equipe da escola com o objetivo de interagir os alunos em ações como dança, música e pesquisa sobre curiosidades de várias partes do país. De acordo com as diretoras, os estudantes puderam descobrir porque agem e vivem as pessoas de determinadas partes do país. Eles também refletiram quanto aos padrões de comportamento e hábitos alimentares, com estudos sobre receitas de comidas típicas.