Em julho, a programação do Teatro Municipal de Macaé inclui o XIX Festival Nacional de Dança de Macaé (entre os dias 19 e 21), com apresentação de companhias e grupos de 15 cidades da região Sudeste, reunindo cerca de 400 bailarinos. O acontecimento conta com o apoio da Fundação Macaé de Cultura e da prefeitura. O objetivo do festival é incentivar a prática da dança, além de valorizá-la no país.
No dia 13, às 20h30, haverá o espetáculo musical ”Eles & Eles”: comédia que retrata situações engraçadas que o gay passa quando assume sua sexualidade. Já no dia 18, às 20h, é a vez da peça “Nada Além”, retratando acontecimentos que resultaram na codificação do espiritismo. Já os admiradores de baixo e piano poderão curtir, respectivamente, Lício Bruno e Talitha, no dia 12, às 20h30. Eles se apresentam, através da Sociedade Musical Macaense.
Além disso, a Sociedade Musical Macaense traz a Macaé a Banda Trucco Classic Rock (Rock Progressivo). O evento acontece no final do mês, no dia 26, e deve reunir jovens apreciadores do estilo, às 20h30. A entrada é livre.
Na quarta-feira (11), acontece o projeto Quartas Culturais, com apresentação dos alunos de piano do Conservatório Macaé de Música, gerido pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes. Parentes, amigos e amantes da música clássica poderão assistir os shows, a partir das 18h.
Por sua vez, as Quartas Poéticas tratarão do estilo literário simbolista e parnasianista, às 18h, do dia 18, no térreo do Centro Macaé de Cultura (Corredor das Artes), quando poemas de diversos autores dessas escolas literárias serão expostos em varais para as pessoas lerem. Na semana seguinte (25), atores da Escola de Artes interpretam (leitura dramatizada) a peça Ubu Rei, às 19h, no Auditório do quarto andar.
Neste sábado (07), o ator Marcos Levy e as atrizes Luciana Malcher e Augusta Gauza encenarão o espetáculo teatral “Retalhos”. A direção é de Guto Andrade. A peça tem início às 20h.