Festival de Talentos reúne 220 idosos

30/10/2013 17:48:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Juranir Badaró

A maioria dos participantes tem mais de 60 anos de idade

Foi um sucesso o Festival de Talentos no Centro de Convivência do Idoso, no bairro Ajuda, na tarde desta terça-feira (29). Cerca de 220 pessoas compareceram, a maioria com mais de 60 anos de idade. O evento teve apresentação de poesias, música, teatro e dança. Os poetas, compositores, artistas e dançarinos foram os próprios idosos do município.

- O Festival de Talentos teve como objetivo descobrir, divulgar e incentivar as habilidades artísticas que estão muitas vezes ao nosso lado, mas mesmo assim têm sido desconhecidas. O evento também proporcionou maior interação entre os idosos – disse a subsecretária do Idoso, Maria de Lourdes Peixoto.

Ela acrescenta que para ser um poeta ou um compositor não é necessário idade, pois muitos idosos só começam a desenvolver suas habilidades quando encontram tempo livre para se dedicar ao que antes não era possível.

No evento, realizado pela subsecretaria do Idoso, contou com apoio da Coordenadoria da Terceira Idade, do Conselho Municipal do Idoso, da Guarda Sênior e de componentes dos grupos da terceira idade.

Os poemas foram declamados pelos idosos Décio Figueiredo, Georgina Guimarães, José Emery, Marcílio de Oliveira Sobral, José Alves de Oliveira, Altiva dos Santos Jesus e Antonieta Gandro Dias.

Já as músicas foram apresentadas pelos compositores José Alves de Oliveira; João Batista de Carvalho, acompanhado do Coral Ninho do Sabiá; Elza da Silva; Nicomedes Francisco de Lima; José Emery; e Djalma Diez.

As peças de teatro foram encenadas pelo Grupo Reviver, com o título "A Velhice e as 4 Estações”; e o Grupo Amor, com a peça intitulada "Todos Somos a Terceira Idade".

Durante o evento o Centro de Referência de Assistência Social da Nova Esperança esteve presente com apresentação de um coral constituído por pré-adolescentes e adolescentes desse órgão público.

Os vencedores do festival de talentos

Na categoria poesia a vencedora foi Antonieta Gandro Dias, com o poema "Recordação". Na categoria música, o vencedor foi Djalma Diez, com a canção "Solidão". E na categoria teatro, o primeiro colocado foi o Grupo Amor, com a peça "Somos Todos da Terceira Idade".

- O evento proporcionou uma tarde diferente, regada por poesia, música, teatro e muita alegria - encerra a subsecretária.