Foto: Moisés Bruno
O objetivo é fomentar o turismo e a produção agrícola na serra de Macaé
A 12ª edição do Festival de Aipim, em Serra da Cruz, região serrana do município, acontece até domingo (9). O evento, que começou nesta sexta-feira (7) com apoio da Prefeitura de Macaé, superou as expectativas da Associação dos Moradores de Serra da Cruz (Aprusc). O objetivo dos organizadores é fomentar o turismo e a produção agrícola na serra.
?
Neste sábado (8), a programação contou barracas, brinquedos infantis, chegada da Aranhada (carros estilizados usados para trilhas), pau-de-sebo, Ação entre Amigos. A partir das 22h será a vez dos shows de Érica Carvalho e As Florroseiras.
“A primeira noite superou as expectativas, com um público familiar. Tem mais de 10 anos que não acontecia essa festa em Serra da Cruz, uma tradição que começou em 1998. Tudo começou com meu pai e uma amiga dele na época”, frisou Marianna Alves, da comissão de organização da festa.
Fernando Antônio Salgado de Moraes é produtor rural há 19 anos em Serra da Cruz. Ele e mais seis irmãos vivem na localidade desde 1954 e produzem aipim, banana, cana de açúcar e abacaxi.
"A proposta era trazer de volta essa cultura há dois anos, porém, as condições climáticas não permitiram. Esse é apenas o primeiro projeto para a região, pois a ideia é trabalharmos, ainda, o turismo rural e de aventura e o ecoturismo”, destacou Edson.
Neste domingo (9), último dia do festival, a programação terá início às 10h, com a abertura das barracas e dos brinquedos infantis e, às 12h, será realizado o concurso de pratos típicos tendo como base o aipim, com a premiação das melhores receitas. A partir das 15h, terá show de Rita Moreira e, às 17h, será o encerramento do evento.
“É muito bom ter a volta dessa festa. Além de fomentar a nossa produção traz diversão para todas as famílias”, disse.
“O retorno do turismo na serra é muito importante para moradores e turistas que gostam de curtir a região. O clima é muito agradável e a culinária do aipim também”, acrescentou Jardel.