logo

Festival Musical Estudantil já tem finalistas definidos

25/09/2012 14:20:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os finalistas do I Festival Musical Estudantil, realizado entre os alunos da rede municipal de ensino já foram definidos pela organização do concurso. Para seleção dos finalistas, as composições foram analisadas por uma banca examinadora, formada por especialistas da área musical e da comunicação. A relação das músicas que foram selecionadas para a final foi anunciada, ao vivo, nesta terça-feira (25), na Rádio Globo, às 11h. Logo depois, a lista estará disponível também no site www.macae.rj.gov.br.



No total, a organização do Festival Musical Estudantil recebeu a inscrição de 26 músicas. E após passarem pela triagem de acordo com o regulamento, foram selecionadas 13 canções que passaram pela fase de audição, realizada nesta segunda-feira (24). Destas, ficaram definidas as 10 composições que vão para a grande final. A apresentação das músicas finalistas e a premiação dos vencedores acontecem no dia 28 de setembro, das 14h às 18h, no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro).

– A música desempenha um importante papel no desenvolvimento da criatividade e da disciplina, além de despertar a autoestima e contribuir para a formação da criança e do jovem como cidadão. Sem dúvidas, a música, assim como as demais manifestações artísticas, é importante aliada no estímulo ao aprendizado. Por isso se faz tão importante a realização de parcerias para efetivarmos ações como essas na rede municipal – disse a secretária de Educação, Marilena Garcia.

Para a audição eliminatória do Festival Musical Estudantil, a banca julgadora contou com a participação de profissionais da música e da comunicação do cenário macaense. São eles: os músicos Jean Carlos Chaves (Jean Macaé) e Jorge Benzê, a musicista Paolla Mara e a jornalista Kissilla Fanco. Na ocasião, eles ouviram as composições e selecionaram as finalistas seguindo os critérios descritos no regulamento.

Com isso, ficaram definidas que as finalistas são “Realidade de um Jovem”, de Mateus Garcia, aluno do Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo; “Não desista”, de Lizandra Franco Jardim, aluna do Colégio Municipal Joaquim Augusto Borges; “Tudo pode mudar”, de Patrick Malaquias, Maurilio de Jesus, Jefferson e Hítalo, alunos do Ciep 058 Municipalizado Oscar Cordeiro; “Precisamos de paz”, de Jorge Luiz de Oliveira Junior, aluno do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho; “Procuramos paz”, de Robson Junior, também aluno do Maria Letícia Santos Carvalho e “A paz prevalecerá”, de Yuri Barros da Mota e Lucas da Silva Moreno, alunos da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anízio Teixeira.

Os estudantes do Colégio de Aplicação (CAp –Funemac) classificaram três músicas para a final. São elas: “Paz em Nossa Terra”, de Gabriela Nani Pereira Corrêa, Raquel Chaves Gomes, Raquel Alonso Stroligo, Ana Carolina Magalhães e Ariane Oliveira; “A procura da Paz”, de Caio Rodrigues da Silva Daudt e Paulo André da Silva Torres; “O céu não vai passar”, de Gabriel Cavalcanti Bahia e “Tempo de Inovar”, de Luis Ottavio Lopes da Silva.

Agora, na última etapa, foi definido pelos jurados que a ordem de apresentação das bandas no Centro de Convenções durante a grande final será feita por sorteio. E para se escolher o campeão do I Festival Musical Estudantil, serão julgados itens como a coerência com o tema, originalidade, criatividade, letra e musicalidade. As notas vão variar de 7,0 a 10,0.

Além da distribuição de troféus aos dez primeiros colocados, os três primeiros gravarão um CD em um estúdio profissional. O escolhido como o melhor dentre todos ainda será premiado com um instrumento musical autografado pela banda Sorriso Maroto, que tem como um dos integrantes o macaense Sergio Junior. O músico será representado por seu pai, que entregará o prêmio. Ainda será apresentado um vídeo em que o grupo mandará uma mensagem de incentivo aos alunos participantes.

– Mostrar e valorizar o dom artístico dos alunos da rede municipal é o nosso maior desejo. Acreditamos que assim podemos mudar suas visões no âmbito da violência e da falta de respeito pela vida. A Secretaria de Educação, com o Programa Educação para a Paz, realiza diversas ações de enfrentamento à violência, através do resgate da cultura do pertencimento – disse a coordenadora do “Educação para a Paz”, Sonia Terezinha Gonçalves.

O Festival Musical Estudantil é fruto da parceria entre a Secretaria de Educação, por meio do programa Educação para a Paz, com a Odebrecht Óleo & Gás, por meio do programa Escola em Ação. A ação conta também com o apoio da Universidade Estácio de Sá. O objetivo é promover a produção musical nas escolas da rede municipal, revelando talentos, promovendo a integração entre os alunos e incentivando a cultura de paz.