logo

Festival vai homenagear Benedicto Lacerda

06/03/2008 15:14:32 - Jornalista: Simone Noronha*

A Usina de Fomento Cultural promove nesta sexta-feira, às 10h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), o lançamento do Festival Cultural Benedicto Lacerda, evento que começa no próximo dia 12 em homenagem ao compositor. O Festival conta com apoio da prefeitura, através da Fundação Macaé de Cultura, da Petrobras e do Governo Federal.

Flautista, compositor, arranjador, cantor, maestro, saxofonista, diretor musical e empresário, Benedicto Lacerda revolucionou a música brasileira de maneira definitiva durante seus 55 anos de presença em rádios, teatros, estúdios, palcos, praças, coretos e botequins. O Festival vai até o dia 15, e terá na programação diversas atividades culturais, todas gratuitas. Segundo o músico Rúben Pereira, um dos organizadores do Festival, o objetivo é promover o resgate da identidade cultural de Macaé.

- Pretendemos fazer o evento anualmente para homenagear este macaense que completará 105 anos de nascimento em 2008. Devido ao grande afluxo demográfico sofrido por Macaé a partir da instalação da indústria do petróleo e gás na década de 70, a cidade vem gradativamente perdendo a sua identidade cultural, impossibilitando as novas gerações o conhecimento da raiz cultural local, afirmou.

Durante o Festival Cultural Benedicto Lacerda, a cidade será tomada por vários eventos relacionados ao choro e ao músico que nasceu em Macaé, em locais públicos abertos, como a Rua Benedito Lacerda e o calçadão da Rui Barbosa; na Sociedade Musical Nova Aurora - fundada 1873 e onde Benedicto aprendeu música quando criança - e no Teatro Municipal.

A programação contará com palestras, apresentações de músicos consagrados, exposições e oficinas. Tudo para homenagear um dos mais célebres representante do município. Durante o evento, será lançado a caixa de CD’s “Benê, o flautista”, de Paulo Flores. O Festival terá também oficinas musicais, onde professores e músicos consagrados trarão o repertório da rica música brasileira para ser estudado e praticado por músicos e estudantes de Macaé e região. Na Sociedade Musical Nova Aurora terá uma exposição fixa com material biográfico sobre Benedicto Lacerda, essa mesma exposição terá uma versão itinerante que será montada nos locais dos shows.

Programação do Festival

- Dia 12 - Rua Benedito Lacerda, às 20h30min, show com Zé da Velha e Silvério Pontes.
- Dia 13 – Teatro Municipal, às 19h, lançamento da caixa de cds do projeto “Benê, o flautista”, organizado pelo flautista e compositor Paulo Flores e, logo após, às 20h30min, show com Maurício Carrílho, maestro do primeiro time da música brasileira, com seu sexteto cheio de feras.
- Dia 14 – Nesta data, aniversário de 105 anos do compositor, a Nova Aurora ganhará uma nova placa para marcar a passagem de Benedicto Lacerda pela casa em sua infância. Além disso, haverá a apresentação do conjunto de Música Popular da Nova Aurora com músicas de Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha e, claro, Benedicto Lacerda. A partir das 19h, a Avenida Ruy Barbosa terá quatro shows em seus dois palcos com músicos renomados de Macaé e região.

*Com informações da FV2 Assessoria