Festival Viva Cultura: mês de atrações para todos os gostos

04/11/2013 10:59:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Guga Malheiros

Na sexta-feira, às 19 horas, a peça 'Os Mamutes', abre a programação na Praça Washington Luiz

Com uma vasta programação marcada pela diversidade das atividades e pela variedade de estilos, o Festival Viva Cultura promete ser um marco cultural da atual gestão municipal. O evento começa na sexta-feira (8), em comemoração ao Dia da Cultura (5 de novembro), e segue até o início de dezembro. Grandes atrações se destacam na programação, como o show de Toquinho, no dia 30, na praça Washington Luiz , e do grupo Falamansa, no dia 23, no Lagomar, onde será realizado o Festival de Cultura Nordestina . Além dos shows, no sábado (9), das 10 às 19 horas, acontece o Fórum de Cultura na praça.

Um dos objetivos do Festival é contemplar várias vertentes culturais - como teatro, música, dança, artesanato, culinária, escultura, cultura popular (como a folia de reis), cinema e literatura - além de diversos estilos - como forró, MPB, jazz, rock e infantil, atendendo a todos os gostos e a família com uma programação de quase um mês.

A abertura será com a peça ‘Os Mamutes”, uma realização em parceria com a Petrobras, que é a patrocinadora. Já o encerramento será com o show de Toquinho, comemorativo ao centenário de Vinícius de Moraes. A Fundação Macaé de Cultura teve o cuidado de selecionar produções que conciliem cultura e educação. Segundo os organizadores, o Festival será uma boa oportunidade para que aconteça uma interação entre artistas de referência nacional e os locais, que estão sendo valorizados durante o evento.

Também tem destaque na programação o I Fórum Municipal de Cultura. A proposta é a construção de políticas públicas para o município, de forma participativa, na área da cultura. Soma-se a essa iniciativa o fato de Macaé vir a sediar, depois quase uma década, o Encontro dos Delegados Estaduais do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do RJ (Sated).

- O Festival será um grande evento cultural e abrirá uma série de outros. Já passados os primeiros meses de gestão para o planejamento das ações, a partir de agora teremos mensalmente atrações culturais na cidade e uma programação abrangente também voltada para o desenvolvimento social. Essa é a proposta do atual governo, que, ainda neste ano, reabrirá o Teatro Municipal - disse o presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Juliano Tannus da Fonseca.

Atendendo a antigas solicitações da comunidade do Lagomar, bairro onde há uma grande concentração de migrantes nordestinos, o Festival de Cultura Nordestina, com música e comidas típicas, será uma atração à parte. Na Praia do Pecado, a I Semana Literária, que tem a Co-Realização da Fundação Macaé de Cultura juntamente com as idealizadoras do evento, Simone Mota e Gláucia Pinheiro, será realizada dos dias 18 a 21, às 10 horas, e vai contribuir para criar uma atmosfera cultural na cidade, que chegará ainda na serra. No dia 16/11, às 15h, o palco no distrito de Glicério recebe o o 4o Encontro de Gerações Glicerenses, com o Coletivo Só pra Moer e o grupo Balacobaco.

Os Mamutes

Na peça ‘Os Mamutes’, baseada no texto de Jô Bilac e dirigida por Inez Viana, Débora Lamm interpreta Isadora, uma menina perversa e inteligente que escreve a história de Leon. No enredo imaginado pela garota, Leon tenta uma vaga de fritador em uma rede de restaurantes, o Mamute's Food, que vende hambúrguer de carne humana. Para conseguir o emprego, o personagem precisa matar um mamute, que é como ela chama um ser humano sem valores morais. O texto é bem humorado e tem um ar de fábula.

Confira a programação na praça Washington Luiz

Na sexta-feira (8) e sábado (9), às 20 horas, a peça "Os Mamutes”, com patrocínio da Petrobras, abre a programação na praça. Também no sábado (9), das 10 às 19 horas, acontece o primeiro Fórum de Cultura na praça. E no domingo (10), já às 8h30, sai do Solar dos Mellos, o ônibus “Lugar de Memória”. Às 15 horas, haverá, na praça, oficina de artesanato de Marcelo Pequeno nas modalidades pintura em tecido, flores artesanais e mosaico. Encerrando a programação deste dia, às 19 horas, a Orquestra Nova Aurora fará sua apresentação.

Na terça-feira (12), às 19 horas, o show Viva o Rock, com as bandas Madame Escarlate e C4 vão agitar a noite. Na quarta-feira (13), às 8h, começa a restauração do busto de Washington Luís, que segue até o dia seguinte. Às 19 horas, o espaço será da música popular brasileira com o show Viva a MPB, com os grupos Fine Blend Group e Conversa Comigo. E na quinta-feira (14), às 20 horas, a praça recebe a apresentação teatral ‘3x Nelson’.

O Jazz será o estilo da sexta-feira (15). Às 14 horas, começa a oficina e o workshop. Às 20 horas, a vez é do show Viva o Jazz, com apresentação de Gabriel Santiago e convidados. Seguindo a programação do fim de semana, no sábado (16), às 20 horas, quem se apresenta são os cantores do Coral Sociedade Ambulante S/A, com o repertório do cantor Raul Seixas. Nesse dia, a MPB invade a serra. À partir das 15h, dentro da programação do 4o encontro de Gerações 15h, em Glicério, o show Viva a MPB, agita o distrito. E no domingo (17), a partir das 15 horas, oficinas infantis com Chirulico vão animar a garotada.

Na terça-feira (19), a praça ainda é do teatro. O grupo Acto apresentará, às 21 horas, a peça ‘Amigos’. Na quinta-feira (21), às 8h30, as atividades culturais começam no Solar dos Mellos, com uma aula aberta sobre restauração, com o escultor e restaurador José Carlos Liboredo. Já na praça, às 14 horas, será comemorado o Dia da Consciência Negra - 20 de novembro - com capoeira, história negra, grupo caxambu de Miracema, vídeo documentário e o prêmio ‘Você Faz a Diferença 2013’. Também a Orquestra da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) fará sua apresentação, às 19 horas.

A sexta-feira (22) também vai ser muito animada com apresentação do Coral da Emart, às 19 horas, e ainda Mostra de Dança dos alunos da Escola. O fim de semana começa com oficina de artesanato, no sábado (23), às 10 horas. Também a partir das 10 horas até 19 horas um encontro de Folias de Reis levará a cultura popular à praça. Fechando o sábado, às 21 horas, o palco da Washington Luiz recebe a ‘Comédia em Preto e Branco’ com Marcelo Marrom. Já o domingo (24) será da criançada, com apresentações de teatro infantil. Às 18 horas, haverá o espetáculo ‘Savana’ e, às 20 horas, ‘Mauro e Lu’.

A semana será do audiovisual. De segunda (25) a quarta-feira (28), 20 horas, o Macaé Cine deixará o cinema mais perto do público. Também na sexta-feira (29) e no sábado (30), no mesmo horário, haverá exibição de filmes na praça. O Encontro Sated vai acontecer na sexta-feira (29) e no sábado (30), às 10 horas. O encerramento do mês da cultura será com o show Viva a Cultura, de Toquinho, às 21 horas. Mas no dia 1º de dezembro, haverá ainda apresentações dos alunos da Escola Municipal de Dança Municipal, inaugurada em julho deste ano, das 8 às 22 horas.

Festival da Cultura Nordestina no Lagomar

Com comidas típicas e apresentação de bandas de forró, começa na sexta-feira (22), às 19 horas, no bairro Lagomar, o Festival de Cultura Nordestina. No sábado (23), o evento tem início às 22 horas, com a apresentação do grupo Falamansa, e continua no domingo (24), a partir das 13 horas.