A Fundação Macaé de Cultura (FMC) realiza, nesta quinta (05) e sexta-feira (06), a oficina de criação artística ‘Memória, Imagem e Palavra – a Arte da Dramaturgia’, com o diretor e ator teatral Paulo Marcos de Carvalho. O evento acontece no Teatro Municipal de Macaé, seguindo a agenda do projeto Cultura das Artes.
- O Festival Viva Teatro está apresentando aos macaenses e visitantes uma diversificada agenda de atividades artísticas. Nossa intenção é tornar a arte acessível a todos-, diz o presidente da FMC, Juliano Fonseca.
Com vivências em narrativas e jogos que se ancoram nos três pilares de memória, imagem e palavra, o dramaturgo estabelece uma relação próxima e harmoniosa entre a prática de contar uma história e a elaboração dos temas e princípios poéticos que embasam uma dramaturgia.
Paulo Marcos constrói um olhar sobre a dramaturgia, através da busca de imagens e palavras que pavimentam a memória de cada participante, conteúdos que considera de fundamental importância para a construção de uma história. Na oficina, trabalha desde a concepção de uma estrutura textual, dos personagens, das formas de narração à originalidade de uma linguagem teatral pessoal para refletir as relações presentes entre a realidade e a transposição de um texto.