Neste sábado (18), a atividade será no Anfiteatro da Imbetiba
Caracterizada por dor muscular e fadiga generalizada, a fibromialgia afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Para alertar sobre a doença, a Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, realizará diversas ações de conscientização sobre o diagnóstico e tratamento adequado. Os eventos pelo Mês de Conscientização da Fibromialgia irão acontecer neste sábado e no sábado que vem, dias 18 e 25 de maio.
Aos pacientes que necessitam de atendimento, o Centro de Reabilitação Dona Sid oferece uma assistência multidisciplinar. O chefe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, David Teixeira, explica que os usuários fibromiálgicos são atendidos na unidade, após apresentar encaminhamento médico e laudo comprobatório da patologia.
“Na unidade, os pacientes são avaliados e atendidos por uma equipe formada por auriculoterapeuta (individual), fisioterapeuta (alongamento em grupo) e psicólogo (grupo), atualmente temos grupos com 15 pacientes, após o período de tratamento os pacientes recebem orientações que serão de grande valia para suas atividades do dia a dia. Havendo a necessidade, o paciente poderá voltar aos atendimentos após avaliação”, pontuou.
“Devemos destacar que as atividades de grupo servem pra socializar esse paciente com outro semelhante com trocas de experiências”, falou.