logo

Final do ‘Soletrando’ no Colégio Municipal Botafogo integra estudantes

14/09/2011 08:03:10 - Jornalista: Andréa Lisboa

Para incentivar a leitura, o Colégio Municipal Botafogo promoveu, na manhã de terça-feira (13), a etapa final da competição ‘Soletrando’. O evento integra o projeto ‘Gentileza gera Gentileza’ e as palavras selecionadas para a competição foram estudadas por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em textos dentro desta temática. A torcida estava animada, mas atenta ao desempenho dos competidores. Cerca de 180 alunos participaram do ‘Soletrando’.

O ‘Gentileza gera Gentileza’ começou no início deste ano letivo, mas este é o terceiro ano que a escola desenvolve o projeto de concurso de soletração de palavras, uma prática que partiu da Sala de Leitura da escola. As competições eliminatórias tiveram início no primeiro semestre nas salas de aula durante as aulas de Língua Portuguesa.

Todos os participantes desta última etapa foram premiados com caixas de bombons e os três finalistas de cada série ganharam jogos. Quando uma dupla ficava empatada até a quarta etapa, os estudantes passavam para a fase extra com palavras que não contavam da lista do projeto, tornando a disputa mais excitante.

- Este projeto veio encorajar os alunos à leitura e também dinamizar não somente as aulas de Língua Portuguesa, mas de todas as outras disciplinas, porque a leitura faz com que percebam melhor a vida e os conteúdos. Tivemos o apoio da equipe da Coordenação de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação que faz parte da mesa julgadora. Esta parceria é importante, diz a diretora Luiziana Simões de Almeida.

O aluno Iago de Almeida Oliveira, 11 anos, do 6º ano, passou por três etapas das quatro etapas da disputa, mas errou a soletração da palavra da última etapa. Mesmo não tendo ficado entre os finalistas, foi premiado com uma caixa de bombons e disse que estava feliz por ter participado. “Não ganhei desta vez, mas foi muito bom disputar e ser aplaudido. Gostei muito”, comentou.