Fiscais de Transporte recebem treinamento para atuação diária

18/06/2014 16:33:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

As informações sobre tacógrafos foram dadas na Seva Engenharia Eletrônica

Colocando em prática o projeto de oferecer treinamento constante a sua força de trabalho, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou mais uma ação para treinamento para os fiscais de Transporte. Desta vez, eles receberam as instruções necessárias para que possam se atualizar na fiscalização de tacógrafos. O treinamento foi ministrado pela Seva Engenharia Eletrônica S.A., nesta quarta-feira (18).

O tacógrafo é um registrador instantâneo e inalterável de velocidade, tempo e distância, que grava as informações em disco diagrama carbonado ou em fita. Este tipo de equipamento pode ser mecânico ou eletrônico. Através desses dados é possível obter informações tais como, cumprimento de roteiros de viagem, itinerários, horários de saída e chegada, respeito aos limites de velocidade, entre outras.

Foi a oportunidade para que os fiscais recebessem instruções sobre legislação; as diferenças entre os tacógrafos mecânicos e digitais; o que é e como é utilizado o tacógrafo digital, sua capacidade de armazenamento de dados, funções especiais e vantagens. Para que se familiarizassem com os dispositivos encontrados, foi realizada ainda uma demonstração prática dos equipamentos.

- Permitimos aos fiscais total autonomia em seu trabalho e estamos avançando, disponibilizando meios para capacitar, dar mais credibilidade e eficácia ao trabalho realizado por eles – disse o subsecretário de Transporte, Mauro Farias.

O tacógrafo é um equipamento obrigatório pela legislação de trânsito para a maioria dos veículos utilizados no transporte de carga, escolares, de passageiros e de transporte de produtos perigosos. Este também é um dos equipamentos verificados durante a Vistoria Anual realizada pela Secretaria de Mobilidade Urbana nos veículos de empresas e cooperativas que prestam serviço de transporte em regime de fretamento, urbano, escolar e táxis no município.