Fiscais de Transporte utilizarão tecnologia móvel para agilizar atuação

03/04/2014 17:26:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Ana Chaffin

Fiscais passaram por um treinamento para utilização dos novos equipamentos de tecnologia móvel

Responsável por fiscalizar os veículos que prestam serviços na área de transporte urbano, táxis, escolar e fretamento, a Fiscalização de Transporte passará a contar com uma nova tecnologia para atuação no município: tablets e impressoras que vão auxiliá-los e dar mais agilidade ao trabalho realizado por eles. Os fiscais passaram por um treinamento para utilização dos novos equipamentos de tecnologia móvel, nesta quinta-feira (3), das 9h ao meio-dia, na Fundação Educacional de Macaé (Funemac).

O equipamento, que substituirá os talões de papel, permitirá aos fiscais realizar consultas e acessar a legislação de transporte. No total, serão 25 tablets e impressoras que estarão conectados online, para registrar as ocorrências e imprimir as multas na hora. Os dados estarão integrados ao sistema do setor de Cadastro e Vistoria da Secretaria de Mobilidade Urbana, para identificação dos veículos em situação irregular.

- Permitimos aos fiscais total autonomia em seu trabalho e estamos avançando, disponibilizando meios para capacitar, dar mais credibilidade e eficácia ao trabalho realizado por eles. Esta evolução em relação à tecnologia, aliado ao trabalho dos fiscais, é um grande avanço do município, pois este equipamento permitirá a realização de um trabalho de mais qualidade – disse o subsecretário de Transporte, Mauro Farias.

O treinamento foi ministrado pela equipe da Declink – Tecnologia de Confiança, que desenvolveu o programa que será utilizado em Macaé. A empresa é a mesma que foi responsável pelo desenvolvimento, implementação e funcionamento do sistema de tecnologia de gestão de infração que substituiu o talão de papel no Rio de Janeiro:

- O talonário eletrônico da Fiscalização de Transporte, em integração com o sistema de retaguarda do Cadastro e Vistoria, permitirá o acesso online a todo cadastro dos veículos que prestam serviço nas modalidades de transporte reguladas pelo município. Com isso, eles terão acesso de onde estiverem a informações como cadastro, rota, se possui motorista auxiliar e quem é, se a vistoria está em dia e se há registro de multas referentes a placa – explicou Reinaldo Vieira, representante da Declink.

Os fiscais de Transporte concordam que este é um grande avanço para a sua atuação diária: “Trata-se de um marco para a fiscalização o recebimento deste equipamento. E temos que aproveitar esta oportunidade que temos de dar mais agilidade ao nosso trabalho na rua”, pontuou Fátima Toledo.

Durante o treinamento, os fiscais receberam as instruções necessárias para acesso ao sistema e a habilitação do uso do equipamento nas ruas. Após esta etapa, a previsão é o equipamento seja colocado em uso imediatamente. A fiscalização é realizada diariamente em diversos pontos do município e os veículos flagrados em situação irregular estão sujeitas a penalidades, que vão desde a notificação até o recolhimento.


Fotos Relacionadas