Foto: Rui Porto Filho
A fiscalização verificou alguns locais por meio de denúncia
Equipes de fiscalização estiveram percorrendo vários pontos da cidade para verificar o cumprimento do decreto municipal 071/2021, nesta sexta-feira (26). Fiscais estiveram em estabelecimentos comerciais e muitos desses locais foram denunciados pela própria população.
De acordo com informações do coordenador Especial de Posturas, Rafael Bartolomeu, no período da manhã desta sexta-feira (26), eles estiveram fiscalizando a região central do município, os bairros de Imbetiba, Campo do Oeste, Miramar, Visconde de Araújo e Sol Y Mar.
"O nosso trabalho tem sido de conscientização sobre a importância do cumprimento do decreto 071/2021, muitos estão obedecendo e os que estavam infringindo a lei, nós chegamos até esses locais por meio de denúncias da própria população", explicou.
Ele acrescentou que a fiscalização recebeu denúncia de aula presencial em uma escola de treinamento, na Praça Luiz Reid; de um bar aberto na Rua Argentina; comércios abertos na Evaldo Costa; loja de cosméticos com funcionários dentro do estabelecimento, localizada na Rua Marechal Deodoro e ainda de um lava jato que estaria funcionando no bairro Sol Y Mar.
Para a execução do trabalho, a força-tarefa pede a colaboração da população que deve denunciar aglomerações e/ou eventos clandestinos através dos telefones (22) 2796-1328, (22) 2765-8700 (Ramal 280) e o número 162 (Ouvidoria).
O coordenador informa ainda que os trabalhos prosseguem no período da tarde e noite. "Vamos fiscalizar ainda as Praia dos Cavaleiros, Pecado e Novo Cavaleiros, além de checar as denúncias", informou.
A força-tarefa conta também com equipes da Secretaria de Ordem Pública, Mobilidade Urbana, Vigilância Sanitária e com o apoio do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop), da Guarda Municipal. Os trabalhos prosseguem neste sábado (27), em todo o município.
Bloqueios em pontos estratégicos
Outras medidas estão sendo tomadas no município para conter o avanço da Covid-19 como os bloqueios sanitários que continuam sendo feitos em seis pontos estratégicos funcionando 24 horas em Macaé: no Trevo de acesso ao Parque de Tubos, antes do Terminal Urbano, no sentido Rio das Ostras-Macaé; na Rodovia RJ-168 (antes do acesso à BR-101); na Rodovia Amaral Peixoto em Cabiúnas (em frente ao trevo de acesso a Carapebus); na Estrada do Imburo (acesso pela BR-101); e na região serrana, no Portal do Sana e Trevo dos 26. Quem precisa entrar no município deve apresentar documentos que comprovem a necessidade.