O objetivo é coibir a circulação de veículos irregulares, melhorando o ordenamento público e a segurança viária.
Com intuito de promover o ordenamento público e a segurança viária, a Prefeitura de Macaé já removeu 101 motocicletas para o depósito público nas operações de fiscalização de trânsito, do dia 1º de janeiro até a terça-feira (21). Essas ações rotineiras da Secretaria de Mobilidade Urbana e o 32º Batalhão de Polícia Militar, estão sendo intensificadas, simultaneamente, com a Operação Verão 2025, que conta também com as participações da Secretaria de Ordem Pública e do Proeis.
Na última sexta-feira (17), foi identificada e retirada de circulação para o depósito público uma motocicleta com placa clonada. Graças ao sistema de inteligência do monitoramento por câmeras instaladas nos semáforos da cidade, foi possível localizar o horário e local por onde o veículo passava. Após abordagem, o veículo e o condutor foram conduzidos à 123ª Delegacia de Polícia Civil. A motocicleta original é do Rio de Janeiro.
As operações de fiscalização são realizadas em vários pontos do município, inclusive na serra, em dias de semana e nos fins de semana. Em Glicério, Córrego do Ouro e Frade também foi realizada ação especial de remoção de veículos em estado de abandono, estacionamento irregular e fiscalização de veículos irregulares/motocicletas.
Das 101 motocicletas removidas, uma estava com placa adulterada e uma clonada. Outras remoções para o depósito público aconteceram pelo condutor dirigir sem CNH ou permissão, veículo registrado sem licenciamento, veículo com placa sem legibilidade/visibilidade, condutor sem equipamento de segurança obrigatório, veículo sem qualquer placa.
“As operações de fiscalização de trânsito estão sendo mantidas e intensificadas, principalmente durante a Operação Verão, para garantir um melhor ordenamento público e viário e, consequentemente, um trânsito mais seguro. Lembrando que nos últimos quatro anos (2021 a 2024) nunca foram feitas tantas blitz de fiscalização de trânsito em Macaé, de maneira incansável e diariamente. Mesmo assim, ainda temos visto veículos irregulares circulando, por isso as fiscalizações continuam de forma permanente, rotineiramente”, pontuou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.