A Tarde de Integração da Terceira Idade está férias, no entanto, a Fundação Macaé de Cultura selecionou algo especial para tirar de casa o animadíssimo público que prestigia este programa de auditório. Os “emancipados”, que passaram da casa dos 60, estão sendo convidados para uma sessão extra de cinema na próxima terça-feira (06/02), no Teatro Municipal. O título em exibição é “Helena Meirelles, A Dama da Viola”. A sessão está marcada para às 15h.
O filme é um registro da vida de Helena Meirelles, 80 anos, ganhadora do prêmio Spot Ligth Artist da revista norte-americana Guitar Player, em 1993. Logo após, a protagonista do documentário foi incluída entre as 100 palhetas do século. Só então gravou seu primeiro CD. Violeira do Pantanal, talento original do Brasil, ela passou boa parte da vida tocando em bordéis, em Mato Grosso. Além disso, foi lavadeira e benzedeira. Com seu instrumento, Helena traduz a alma do sertão brasileiro. O elenco do filme conta com a participação do ator Rubens de Falco.
A animação dedicada aos grupos da terceira idade de Macaé e região, nas primeiras terças-feiras do mês, teve sua estréia em 2002. “Para muitos, as tardes representam a única opção de lazer. Nesses dias, o teatro fica lotado, o público é fiel e está sempre aplaudindo nossas atrações”, diz a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ivana Mussi. A Tarde de Integração retorna dia 6 de março, data em que o programa irá comemorar cinco anos de sucesso.