Para fechar com chave de ouro os doze shows que a Fundação de Cultura organizou na Feira Macaé Sempre Verde, durante toda esta semana, neste sábado (26), apresentam-se o grupo Palafita e a banda Tribo dos Ventos. Ambas são 100% macaenses. O Palafita entra no palco às 20h para tocar e cantar samba e choro, resgatando a cultura mais genuinamente nacional, enquanto que uma hora depois, é a vez da Tribo dos Ventos levar ao público composições próprias embaladas pelo pop, reggae, soul, e o velho Rock’n Rol.
Palafita
O grupo Palafita trabalha direcionando-se ao choro e samba. Interpreta músicas de compositores como Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Benedito Lacerda, entre outros. “Também temos composições próprias”, enfatiza a vocalista Luiza Moreira.
- Já acompanhamos alguns dos maiores nomes do samba e do choro, como Maurício Carrilho, Pedro Amorim, Pedro Miranda, Andréa Ernest Dias e outros. Além disso, nosso repertório é cuidadosamente escolhido. Recebemos elogios em todos os lugares onde nos apresentamos, pois buscamos evitar modismos e transmitir alegria à platéia, por meio da música – comenta a vocalista.
Os componentes do grupo são: Maurício Moreira (Violão), Edson Assis (Cavaquinho), Walber de Souza e Robert Saliba (Percussão) e Alberto Esquenazzi (Gaita), além de Luiza, no vocal.
Tribo dos Ventos
Para o cantor e contra-baixista Fabio Henriques, a banda traz em sua bagagem uma expressiva variedade de apresentações, incluindo em seu repertório uma série de composições próprias. “Não deixamos de lado o lendário Rock’n Rol. Algumas de nossas músicas foram premiadas em festivais de música pelo Brasil”, frisa Fabio.
Ele enfatiza que a Tribo passa por processo de gravação de seu primeiro CD, que deve estar disponível aos fãs em setembro. “Nossa linha de trabalho é variada, pois os integrantes são de diferentes tribos. Buscamos aproveitar as diversas idéias, agradando aos diferentes estilos”, comenta o cantor.
Não é à toa a diversidade de instrumentos: trombone (Helio Rodrigues), saxofone (Michel Veiga), além de teclado (Victor Cortez), bateria (Robson Rangel), guitarra (Marlon Viana) e contra-baixo e vocal (Fabio Henriques). Karina Dutra também atua vocalmente, junto com o violonista Leandro Miranda.