Força-tarefa atua para diminuir impactos dos ventos

Nov 19, 2023 4:44:00 PM - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Divulgação

Emergências, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199

As ações da força-tarefa montadas pela Prefeitura de Macaé, para diminuir os transtornos causados pelos fortes ventos e chuvas que atingiram a cidade no início da madrugada deste domingo (19), prosseguem durante todo o dia em vários pontos da cidade. O trabalho conta com a atuação de diversas secretarias municipais.

Agentes da Defesa Civil estão desde 0h30 nas ruas atendendo aos chamados de quedas de árvores, postes, telhados e placas de publicidade e sinalização. O evento ocasionou a interdição de diversas vias, o que exigiu a atuação das equipes da Secretaria de Mobilidade, para o ordenamento do trânsito.
A Secretaria Adjunta de Serviços Públicos está realizando a retirada de galhas e árvores derrubadas pelo vento, além de desobstrução de graus de ralos e bueiros, varrição e raspagem das vias.
Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade estão fazendo o monitoramento nos bairros para verificar se há desabrigadas ou desalojadas. Nestes casos serão encaminhadas para o Hotel de Deus, até que possam retornar para suas casas.
A prefeitura também solicitou a entrega de energia Enel, por conta da grande demanda de assistência da falta de fornecimento de energia. Segundo a empresa, foi acionado imediatamente um reforço no número de equipes em campo, que atuaram durante toda a noite para agilizar o atendimento às emergências.
Em caso de desastres ocasionados por alagamentos, enchentes, quedas de árvores, destelhamento, ventos fortes, penetrações de terra, entre outros, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número 199. O atendimento é 24 horas. Já o Corpo de Bombeiros pode ser acionado pelo telefone 193. Em situações de interrupção do fornecimento de energia ligue para a Enel que atende pelo número 0800 28 00 120. O cliente pode registrar falta de energia pelo WhatsApp, enviando uma mensagem para (21) 99601-9608. As cláusulas relacionadas à falta de luz também podem ser feitas prioritariamente pelo App Enel Rio ou site www.enel.com.br.


Fotos Relacionadas