logo

Força-tarefa de manutenção chega à Praça Washington Luiz

24/04/2007 15:10:58 - Jornalista: Simone Noronha

A força-tarefa da prefeitura de Macaé, montada para fazer a manutenção das principais vias públicas, chegou nesta terça-feira (24) à Praça Washington Luiz, no centro da Cidade. A praça vai receber manutenção geral, com recuperação de canteiros, meio-fio, serviço de jardinagem, nivelamento das calçadas, recuperação dos alambrados e pintura na quadra. A expectativa é que o serviço fique ponto em 20 dias.

O trabalho começou com uma equipe de 11 homens da área de construção civil, e inclui ainda a recuperação do parquinho infantil, que vai ganhar grama sintética e um novo brinquedo, no estilo das lanchonetes de fast-food. Os prédios da praça, conde funcionam setores da Secretaria de Esporte e Lazer e da Macaé Trânsito e Transporte (Mactran) vão receber pintura, revisão nas partes elétricas, hidráulicas e marcenaria. A Academia da Cidade, que funciona na praça, também vai receber manutenção.

O trabalho da força-tarefa começou no último dia 18. O objetivo é recuperar asfaltamento, bueiros, sinalização e meio-fio das principais vias, além de revitalização de praças. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Obras, que tem uma equipe de 90 homens atuando na operação. Além da equipe, participam da força-tarefa a Secretaria de Serviços Públicos, que cuida da limpeza, pintura e da operação Tapa-Buracos, a Secretaria de Meio Ambiente, na poda de árvores, e a Macaé Trânsito e Transporte (Mactran), responsável pela sinalização, que inclui a instalação de novas placas com os nomes de ruas.

Paralelo ao trabalho na Washington Luiz, a força-tarefa está atuando em outros bairros. Na Aroeira, os trabalhos começaram no trevo de acesso à Linha Verde e na Rua Alcides Mourão. No mesmo bairro, foi descoberto um início de invasão na rua Vitória Régia, que já foi desarticulada. A área vai servir para a abertura de um novo acesso à Aroeira pela Linha Verde. Uma outra equipe está trabalhando na RJ-168, próximo a Macaé Trânsito e Transporte.

Outra frente de trabalho acontece na Imbetiba, na Avenida Elias Agostinho e na remodelação da Praça Luiz Reid, que vai ganhar uma baia de ônibus. Na Linha Vermelha, 15 homens trabalham na recuperação de meio-fio, muretas e ciclovia do trevo da Cancela Preta até o Morro de Santana, próximo à Escola Municipal Ancyra Pimentel. A mesma equipe vai trabalhar na recuperação da Praça da Estação, nas imediações do Centro de Treinamento de Esportes. O trabalho da força-tarefa inclui ainda a revitalização das praças Alcides Mourão e Veríssimo de Mello, com troca de brinquedos.

De acordo com o assessor especial da Secretaria de Obras, Marcelo Mussi, a operação vai dar um novo visual à cidade, incluindo a recuperação das calçadas de pedestres e ciclovias. O serviço será feito paralelo às obras de revitalização de 60 ruas da área central, orçadas em R$ 56 milhões, e as de recuperação da Linha Verde e da Estrada do Tatu, avaliadas em R$ 30 milhões, também já iniciadas.