O prefeito Riverton Mussi comandou na tarde desta sexta-feira (18) reunião com grande parte do secretariado, no Macaé Centro, para discussão técnica das ações emergenciais para minimizar os estragos causados pelas chuvas que atingem a cidade desde a madrugada de terça-feira (15). Uma força-tarefa montada pelas secretarias passa a intensificar as ações.
As intervenções são feitas nos pontos de alagamento mais críticos da cidade como Novo Cavaleiros, Imboassica – bairros que acumularam água da bacia número quatro -, Nova Esperança, Malvinas, Ajuda, Imburo, Piracema – onde existem alguns pontos de invasão de área – e áreas baixas da cidade como Sol y Mar, Campo Grande e Riviera Fluminense.
De acordo com o secretário de Defesa Civil, Erick Schueler, foi formado um grupo gestor para intensificar de imediato as ações em todos os locais atingidos pelas chuvas. “Nosso objetivo é tirar de risco todo e qualquer cidadão que esteja prejudicado com a chuva”, definiu Schueler.
A partir deste sábado (19), toda a equipe da Secretaria de Serviços Públicos vai fazer uma mega-operação de limpeza nos bairros mais atingidos pelas chuvas desta semana. O trabalho inclui limpeza de ruas, bueiros e canais e vai prosseguir durante todo o final de semana e no feriado desta segunda-feira. A operação de limpeza vai ser feita nos locais mais atingidos pelos alagamentos – Malvinas, Imboassica, Novo Cavaleiros, Sol y Mar, Complexo da Ajuda, Jardim Esperança e Jardim Carioca.
Em alguns locais, como Novo Cavaleiros, serão abertas passagens para o escoamento da água, sem prejudicar o trânsito. No Sol y Mar, na região da Avenida Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna), Avenida Fábio Franco e próximo à Igreja Santo Antônio, serão instaladas mais oito bombas de sucção. Além disso, toda a Guarda Municipal estará de plantão 24 horas.
No Ginásio Poliesportivo, a partir deste sábado será montada uma central de operações, com as secretarias de Defesa Civil, Saúde, Educação e Assistência Social. Doze viaturas estarão de plantão para atender às emergências. Os telefones da Defesa Civil – 199 ou 2757-4046 – estão à disposição da comunidade para os chamados de emergência.