Formatura da Guarda Mirim acontece nesta quinta-feira

29/06/2005 16:59:12 - Jornalista: Sérgio Lopes

Depois de três meses de curso, 80 jovens entre 14 e 17 anos participam nesta quinta-feira da cerimônia de formatura da primeira turma da Guarda Mirim. A formatura acontece às 10h, na sede da Guarda Municipal, com a presença do prefeito Riverton Mussi e do presidente da Guarda, Antônio Franco, além dos pais e responsáveis pelos jovens.

Implantado este ano pela Guarda Municipal, o programa Guarda Mirim oferece escolaridade, resgatando a defasagem escolar com a aceleração de estudos e treinamento básico nos serviços administrativos, encaminhando e acompanhando os adolescentes para empresas conveniadas, como aprendiz, onde permanecerão até os 18 anos.

Os jovens têm que estar matriculados na rede municipal de ensino. Eles recebem ajuda de custo de meio salário mínimo e vão atuar junto com os guardas municipais, ajudando na preservação do patrimônio público, no trânsito, na ronda escolar e nos setores administrativos.

“Nosso objetivo é ajudar a preparar os para a vida profissional”, disse o presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco.

Depois do curso de três meses de duração em horário alternativo ao do colégio, os 43 meninos e 39 meninas participaram de atividades de cunho social, educativo e esportivo abrangendo aspectos de patriotismo, civismo, cidadania, meio ambiente e trânsito, além de campanhas educativas feitas pela corporação.