Foto: Divulgação
Foram entregues os certificados aos alunos que concluíram os cursos entre os meses de outubro do ano passado a julho deste ano
Foi em clima de confraternização que aconteceu na noite de terça-feira (3), na sede social do Tenis Clube, a quinta Formatura do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (CETEP), da Secretaria Municipal de Educação. O evento, que reuniu cerca de duas mil pessoas, entre formandos, funcionários da instituição e autoridades, contou com a presença do prefeito Riverton Mussi e da vice-prefeita e secretária de Educação Marilena Garcia. A cerimônia marcou ainda os dois anos de história do CETEP, que durante este período qualificou mais de 10 mil pessoas para o mercado de trabalho.
O prefeito Riverton Mussi ressaltou a importância da qualificação profissional disponibilizada gratuitamente no CETEP. “Não quero ver nenhum jovem em Macaé despreparado para entrar no mercado de trabalho. A rede de educação que a prefeitura oferece, desde a Educação Infantil ao Ensino Superior, mostra que integrar a educação é o caminho para acompanhar o desenvolvimento socioeducacional do aluno em todas as etapas”, comentou.
O sucesso da Cidade Universitária também foi citado pelo prefeito. “Em breve teremos médicos macaenses formados, em uma universidade pública, aqui mesmo no município. Já o CETEP contabilizou em dois anos, cerca de dez mil pessoas qualificadas, se tornando uma referência”, disse.
Riverton lembrou que dentro do mesmo conceito de capacitação promovido pelo CETEP, a prefeitura oferece, por meio da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, os Cursos Profissionalizantes à Distancia. “Queremos cidadãos qualificados para o nosso mercado de trabalho”, acentuou o prefeito.
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Gracia, destacou a democratização da Educação em todos os níveis. “Educação se faz com democratização. O CETEP é exemplo disso. As decisões não são tomadas de forma isolada, por uma pessoa, mas por um grupo técnico que avalia todo o processo e decide o melhor caminho. Esse é o sucesso do CETEP, o comprometimento de todos em oferecer um ensino público de qualidade”, frisou.
De acordo com Marilena, a prefeitura continua democratizando as escolas com as novas regras de nomeação de seus diretores, onde todos os professores da unidade se reúnem e decidem qual deles tem o melhor perfil para gerir a instituição. “Democratizar é criar a Escola de Idiomas, o Colégio de Aplicação, é dar oportunidade a quem não tem de se qualificar e se profissionalizar”, exemplificou a secretária.
Foram entregues os certificados aos alunos que concluíram os cursos entre os meses de outubro do ano passado a julho deste ano. “Mais de quatro mil pessoas passaram pelo CETEP durante esses 10 meses e concluíram seus cursos. Esta noite, cerca de duas mil pessoas estão recebendo o certificado, tendo em vista que muitos, em virtude de oportunidades de emprego, anteciparam o pedido do documento. É um momento muito especial, estamos mostrando que o município de Macaé tem pessoas qualificadas para o mercado de trabalho e que as grandes empresas e indústrias que se instalam aqui podem contar com esses profissionais. Muitas conquistas foram alcançadas, mas ainda temos muitos desafios pela frente”, destacou Marilena Garcia, que homenageou a aluna Ana Lúcia, que após concluir o curso de Auxiliar de Análises Clínicas está empregada.
PETROBRAS E CETEP (PRODESMAR) - A Prefeitura Municipal de Macaé e a Petrobras estão finalizando o processo de renovação e prosseguimento do Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos do Programa de Desenvolvimento Social de Macaé e Região (Prodesmar), executado pelo CETEP. De agosto de 2008 até setembro de 2009 o CETEP executou o Projeto Petrobras Qualificação Profissional de Jovens e Adultos, do Prodesmar, que consistia na implantação de 54 cursos de capacitação profissional não diretamente ligados à indústria do petróleo, oferecendo 5.740 vagas para moradores das áreas de alto risco social. No ano de 2009, o Cetep superou a meta estabelecida pelo convênio com a Petrobras, totalizando 6985 pessoas certificadas, cujos certificados foram entregues em quatro formaturas.