logo

Fórum da Orientação Educacional acontece nesta terça-feira

10/10/2022 15:28:00 - Jornalista: Equipe Secom

Evento será no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária

O X Fórum da Orientação Educacional – 2022 será realizado nesta terça-feira (11). A programação vai acontecer no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária, a partir das 8h. Com o tema "Tecendo caminhos para uma cultura", o encontro vai integrar participantes de Macaé e dos municípios de São João da Barra, Silva Jardim, São Fidélis, Itaboraí, Rio Bonito e Campos dos Goytacazes.

A expectativa da coordenação é reunir cerca de 200 participantes entre orientadores educacionais e pedagógicos, supervisores de ensino, gestores educacionais, além de alunos da área.

O objetivo do Fórum de Orientação Educacional é despertar a atenção para a cultura de paz e para ações que possam incentivar e disseminar essa cultura, refletindo sobre o respeito, a prática da não violência, a generosidade, o ouvir para poder compreender.

A programação contará com palestras, debates e apresentações culturais das escola municipais Olga Benário Prestes, Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, Emei Elisa Portugal e Colégio Aplicação (CAp), Escola Municipal Paulo Freire, além das bandas dos Colégio Municipal Dr Cláudio Moacyr de Azevedo e Zelita Rocha de Azevedo.

Organizado pela equipe de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, o Fórum faz parte do calendário da rede municipal e é reconhecido por destacar temas relevantes no contexto educacional.

O ensino das escolas municipais conta com orientadores educacionais, que atuam em parceria com os dirigentes das escolas e professores orientadores pedagógicos.

Programação:

08:00 – Credenciamento

08:30 – Composição da mesa / Hino Nacional e de Macaé

09:00 – Apresentação Cultural - Alunos do 9º ano da E. M. Olga Benário Prestes

- Tema: Em Resgate do Pálido Ponto Azul - Prof. Antônio Cardoso

09:40 – Apresentação Cultural - Alunos do 9º ano da E. E. M. Leonel de Moura Brizola

- Poema “Quero ser tambor”, de José Caveirinha - Prof. Wilson Santos de Souza

10:00 – Palestra com Prof. Jorge Luiz Rodrigues

- Tema: Educação e promoção da cultura de paz

11:00 – Abertura para perguntas

11:30 – Apresentação Cultural - Alunos da Educação Infantil da E. M. E. I. Elisa Portugal

- Prof. Marcela de Oliveira Pardal Ribeiro

11:45 – Apresentação Cultural - Alunos Participantes do 1º ano Ensino Médio - CAP

- Poesia Autoral do Grupo – Camélia: A Flor da Liberdade

- Alunos: Isabela Cremonez Ribeiro, Ana Julia Teixeira Lobo, Graziela Borges de Oliveira, Lyncoln Cercelino Souza Silva, Nicole Carmelino Rodrigues e Hemily Ferraz Gomes de Souza.

12:00 às 13:30 – Almoço

13:30 – Apresentação Cultural - Banda do C. M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo

14:00 – Mesa Redonda

- Tema: Os desafios de uma educação antirracista para uma cultura de paz

- Mediador Prof. José Henrique da Silva (C. M. Prof. Maria Isabel Damasceno Simões)

- Alunos: Emily de Amaral Pereira (C. M Prof. Maria Isabel Damasceno Simão), Ian Gouvea Fatorine Emerik (C. M. Prof. Maria Isabel Damasceno Simão), Yasmin Mascarenhas de Assis (ex-aluna do C. M Prof. Maria Isabel Damasceno Simão e atualmente aluna do Espaço de Cultura e do Sesi / Senai); Eduarda Scala Grativol Rosa (C. M. do Sana) e Dhandara Janaína Magalhães Cruz (C. M. Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo)

15:00 – Apresentação Cultural das alunas da E. M. Paulo Freire

- Balé - Prof. Carolini Bergamini Gusmão

15:20 – Orientação Educacional in-loco

- Professora Orientadora Educacional Alessandra Magna – Colégio Municipal do Sana

15:50 – Banda do C. M. Zelita Rocha de Azevedo