Fórum da Orientação Educacional debate avanços da área

29/10/2024 15:38:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Evento reuniu profissionais nesta terça-feira (29) na Cidade Universitária

O XII Fórum da Orientação Educacional de Macaé foi realizado, nesta terça-feira (29), na Cidade Universitária. O evento reuniu profissionais da área para debater os avanços na rede pública municipal de ensino. A proposta foi discutir ações que possam contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, promovendo a integração entre a escola, a família e a sociedade.

A programação começou com as memórias da Orientação Educacional no município, apresentadas pelas professoras Sônia Cardoso e Andréa Paula Waldhelm. Em seguida, os alunos do 8º ano do Colégio Municipal Cláudio Moacyr realizaram uma apresentação cultural.

“Os fóruns são espaços de reflexão e fala sobre as atribuições dos orientadores educacionais. Com os debates, o intuito é avançar no estabelecimento de vínculos, além de buscarmos fortalecer a nossa identidade profissional”, afirmou a coordenadora da Orientação Pedagógica, Rosenéa Chaves.

O tema “Percursos (re) existentes da Orientação Educacional: da valorização da profissão à democratização da escola”, foi abordado pelo professor Edson Soares - indígena Tupinaé, doutor em Educação pela UFRJ, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio do Rio de Janeiro (UFRRJ) e pedagogo pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O período da tarde começará com apresentação cultural do 3º ano da Escola Municipal Almir Francisco Lapa, com o tema “Xaxado”. Logo depois, o Fórum prossegue com a palestra “O fazer do Orientador Educacional: a busca da essência numa escola "transbordante". O assunto será abordado pelo professor Júlio Furtado, graduado em Geografia, Pedagogia e pós-graduado em Orientação Educacional, Gestalt-terapia e Dinâmica de grupo e Programação Neurolinguística. Além disso, é mestre em Educação pela UFRJ, doutor em Ciências da Educação.

As professoras e orientadoras educacionais Cláudia Sanches e Carla Maria Anjos Correa irão falar sobre o tema “Orientação Educacional in-loco: Orientação Educacional e Orientação Pedagógica - Juntas pela aprendizagem”. Para encerrar, terá apresentação musical “Fala”, de Ney Matogrosso, com as professoras orientadoras educacionais Sônia Cardoso e Gilmara Alves.

“São 12 edições de encontros que debatemos a nossa história. É uma retrospectiva que precisamos nos orgulhar das vivências que passamos. O acolhimento e a integração entre todos também é importante”, disse a professora Sônia Cardoso.


Fotos Relacionadas