Começa nesta quarta-feira (9), a partir das 8h30, o Fórum de Saúde Mental com o tema “Novos desafios da Reforma Psiquiátrica e Clínica Ampliada”. O evento, que acontecerá no auditório da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), tem o objetivo de discutir a questão da internação no tratamento de pessoas com transtorno mental, além da formulação de um pacto de saúde mental para o município.
O Fórum também marca o Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado nesta quinta-feira (10). A programação contará com palestras e grupos de trabalho. Pela manhã, serão os médicos Erotildes Leal, Gina Ferreira e Valcyr Oliveira. Já à tarde, os participantes discutirão os assuntos apresentados por meio de Grupos de Trabalho (GT). E, para encerrar, será elaborado o pacto pela Saúde Mental Municipal que irá nortear as novas diretrizes para a área.
De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, estima-se que 3% da população vão utilizar serviços mentais. Entre as doenças mais comuns estão: depressão, uso abusivo de álcool e drogas e outros transtornos mentais.
Podem participar profissionais e estudantes da área.