Fórum discute ações regionais na área de saúde

29/05/2013 18:29:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: Ana Chaffin

4º Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional Norte – CIR/Norte

Macaé sediou nesta quarta-feira (29) a 4º Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Regional Norte – CIR/Norte, no Paço Municipal da prefeitura. O CIR/Norte é um fórum colegiado em que representantes – secretários de Saúde e suplentes – decidem ações regionais para o setor. Macaé é município polo e referência de gestão e assistência. A Comissão Regional Norte abrange oito municípios da região: Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus, Campos dos Goytacazes, São João da Barra, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana.




O secretário de Saúde de Macaé, Flávio Antunes e o subsecretário de Saúde, Dr. Michel Haddad, participaram do evento que reuniu representantes dos municípios da região. “Esse evento coloca Macaé no cenário estadual e com ‘força’ junto ao estado, essa interlocução é um projeto de governo. Esse é o primeiro passo para buscar o melhor para a Saúde não só para nossa cidade como para todo estado”, explicou Flávio Antunes.

A primeira reunião do dia foi uma apresentação de Alfredo Scaff, da Fundação do Câncer, sobre a elaboração do Plano de Atenção Oncológica do Estado do Rio de Janeiro. A Fundação possui 25 anos e trabalha em apoio ao Instituto do Câncer (Inca), na área de ensino e qualificação. De acordo com Scaff, nenhum outro estado está fazendo um plano como esse. “A ideia é possibilitar um programa para melhorar o atendimento ao paciente oncológico no estado do Rio a médio e longo prazo”, informou.

O Plano é fruto de convênio entre a secretaria Estadual de Saúde e a Fundação do Câncer, para a construção de um mapa de atendimento, e abrange Diretrizes Técnicas e Políticas, Análise da Situação e Proposta do novo modelo para o estado. De acordo com a Lei 12.732 de 22/11/2012 o primeiro tratamento do paciente diagnosticado com câncer deve ser tratado em até 60 dias. “Por isso a urgência maior em ter uma estrutura no estado bem organizada”, ressaltou Scaff.

À tarde, foi realizada reunião extraordinária sobre Programação Pactuada Integrada (PPI) que é um instrumento de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) para direcionamento de recursos da entidade.