logo

Fórum Municipal de Educação apresenta eixos temáticos para diretores

17/06/2013 18:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Macaé será o polo seis da etapa intermunicipal.

Representantes do Fórum Municipal de Educação (FEE-RJ) se reuniram nesta segunda-feira (17), na sede do Centro Administrativo Luís Osório (Cealo) com dirigentes das escolas municipais com o objetivo de apresentar as proposições dos eixos que fazem parte do documento-referência da Conferência Nacional de Educação (CONAE 2014).

O Governo Municipal destaca que o trabalho desenvolvido junto ao fórum tem caráter permanente, devido a importância da Conferência Municipal de Educação como evento não só de preparação, mas sobretudo de mobilização nos municípios, com vista à Conferência Nacional de 2014 (II Conae).

Macaé será o polo seis da etapa intermunicipal que vai abranger as cidades vizinhas de Casimiro de Abreu, Macaé, Conceição de Macabu, Carapebus, Quissamã e Rio das Ostras. O tema da conferencia é o "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração".

A mobilização nos municípios visa articular os segmentos ligados à educação e mais de 50 representantes de órgãos, entidades e grupos relacionados à área.

Também fizeram parte do encontro desta segunda-feira, os integrantes da Teia da Sustentabilidade, Aristóteles José Riani Costa e Jane Ribeiro da Costa, que convidaram o Fórum para uma reunião nesta terça-feira (18), às 16h, na sede do Senai. A finalidade é destacar a importância da participação dos representantes de empresas e da sociedade civil organizada nas conferências municipal e intermunicipal.

O Fórum considera que o encontro e informação dos diretores irá contribuir para melhor debate durante as conferências, cuja etapa municipal será nos dias 1 e 2 de julho, no auditório do Centro de Convenções. Macaé também será sede da Conferência Intermunicipal, que ocorrerá nos dias 3 e 4 de agosto, também no Centro de Convenções. As discussões de ambas as conferências servirão para atualização da construção do Plano Nacional de Educação. Para isso serão abordados eixos temáticos.

Fórum- Entre os objetivos do Fórum Municipal de Educação estão coordenar, supervisionar, definir atividades, além de elaborar a regulamentação geral da Conferência Municipal de Educação e os regimentos para as plenárias. Além disso, os representantes do encontro terão atribuições específicas como elaborar a programação e a metodologia da conferência, formatar o regimento e definir o cronograma e pautas das reuniões de trabalho.

O Fórum é considerado um espaço indicado para contribuir com a efetivação da gestão democrática da educação e realizar deliberações coletivas para a Educação Nacional. Para isso, os Fóruns Estaduais articulam junto aos municípios, um trabalho de orientação, apoio e fortalecimento dos Fóruns Municipais, por meio do acompanhamento dos trabalhos e da preparação das futuras conferências.

CONAE - Diante da realização do Fórum de Educação e das Conferências Municipal e Intermunicipal, o ensino de Macaé objetiva a CONAE, que será realizada de 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A participação de representantes de Macaé é considerada essencial para contribuir nas proposições e deliberações mediante as políticas públicas pedagógicas que visam a melhor organização da educação nacional e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação (PNE).